17/10/2014 08h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Itaguaçu passa a contar com Samu 192 para atender casos de urgência

Os moradores de Itaguaçu agora passam a ser cobertos pelo Samu 192. O serviço, até então não existente no município, foi entregue nessa quinta-feira (16) com a inauguração da base que abrigará a ambulância de suporte básico e os profissionais.

O serviço terá abrangência sobre os 14.844 habitantes da cidade e contará com quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores trabalhando em turnos de 24 horas por dia para atender os casos de risco à vida.

Após a solenidade promovida para entregar também investimentos em educação, desenvolvimento urbano, agricultura e esporte e lazer, o governador Renato Casagrande enfatizou seu compromisso com o desenvolvimento do interior do Estado e lembrou importantes obras realizadas no município: “Ao longo da nossa gestão fizemos muitos investimentos em benefício dessa região, como a pavimentação da rodovia que liga Itaguaçu e Itarana a Laranja da Terra, o calçamento do distrito de Itaçu e a entrega de veículo, barco e kit de salvamento para períodos de chuva”.

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, visitou a base, localizada no Hospital Nossa Senhora da Boa Família, no Centro. Marino enfatizou que o Samu 192 é uma união de forças, pois conta com recursos do Governo Federal, que doa as ambulâncias; da administração municipal, que oferece a estrutura física para a implantação da base e faz a manutenção do local; e do Governo do Estado, que entra com o custeio e a coordenação do serviço.

“Sem essa estrutura que vemos aqui não seria possível a implantação do serviço na cidade”, disse Tadeu Marino, marcando a importância da participação do município.

Para o secretário municipal de saúde, José Carlos Canciglieri, a instalação da base do Samu 192 em Itaguaçu representa um ganho social. “Eu tenho certeza de que este equipamento veio para salvar vidas. Acredito que seja um ganho social para o município porque vida humana não tem preço”, falou.

Tadeu Marino aproveitou ainda a oportunidade para dar mais uma boa notícia. “Este governo fez um acréscimo ao Samu. Comprou um helicóptero que entrará em operação até dezembro e será de uso exclusivo desse serviço”, informou.

Expansão do Samu 192

A implantação do Samu 192 no interior capixaba faz parte do projeto de expansão do serviço. Até o final do ano, 10 cidades serão contempladas: Afonso Cláudio, Brejetuba, Ibatiba, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Itarana e Laranja da Terra. Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa já foram beneficiadas com a novidade em setembro.

A frota do Samu 192 será reforçada em Cariacica com a chegada de outra ambulância. Além disso, Domingos Martins, que já está na área de cobertura do serviço, ganhará uma base com unidade própria. O mesmo já foi feito em Piúma, no mês passado.

O investimento na expansão é de R$ 1,1 milhão em recursos estaduais, beneficiando uma população aproximada de 200 mil habitantes. Todas as 13 ambulâncias novas são doações feitas pelo Ministério da Saúde (MS). Deste total, 11 são veículos de suporte básico e dois de suporte avançado (Domingos Martins e Santa Teresa).

Hoje, o Samu 192 está presente em 14 cidades: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Piúma, Anchieta, além de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, contempladas no mês passado. Assim que a expansão for concluída, 22 municípios capixabas terão pelo menos uma ambulância e a frota será ampliada de 27 para 37 veículos.

Como funciona o Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento em qualquer lugar, funciona 24 horas por dia e conta com profissionais especializados.

O Samu 192 só deve ser acionado em situações de urgência e emergência, tais como parada cardiorrespiratória, dor bem forte no peito (enfarto), envenenamento, queimadura grave, acidente de trânsito, ferimento causado por arma, entre outros (veja abaixo quando ligar para o serviço).

Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone mesmo. É importante estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência, ajudando a ambulância a chegar mais rápido.

Não passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (enfarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto Psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê;

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard