14/03/2008 10h42 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Jardim da Penha recebe ônibus do Hemoes neste sábado (15)

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza neste sábado (15) uma campanha de doação de sangue na Praça Wolghano Netto, em Jardim da Penha, Vitória. O atendimento será feito das 8 às 15 horas. Há necessidade de doação de todos os tipos de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode beneficiar até três pessoas. Doar não engrossa e nem afina o sangue, não emagrece e nem engorda e não provoca contaminação de doenças.

A direção do Hemoes aposta nas coletas externas como alternativa para manter o estoque do Hemocentro e, assim, evitar que os pacientes da rede pública, que necessitam de transfusão sangüínea fiquem sem o atendimento.

Doadores

Para se tornar candidato à doação, além portar um documento de identificação com foto, é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de Chagas, sífilis e AIDS e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, o doador não pode estar em jejum e deve evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Lactantes e gestantes não podem doar. Já os doadores que irão repetir o gesto solidário, aconselha-se que seja respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Caso não seja possível comparecer a Praça do Carone, os interessados em tornarem-se doadores podem se dirigir à sede do Hemoes, localizada do lado do Hospital Santa Rita, no bairro Maruípe.

Medula

Quem for à Praça Wolghano Netto neste sábado, além de doar sangue, também poderá se cadastrar como doador de medula óssea. A pessoa que se candidatar recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 10ml) que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA).

O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS).

Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. O telefone de contato para marcação de visita é (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard