24/02/2014 07h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Jayme Santos Neves: Um ano de atendimento dedicado a população capixaba

Prestar assistência médico-hospitalar de urgência e emergência com qualidade e indiscriminadamente a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É com esta missão, que o Governo do Espírito Santo e a Associação Evangélica Beneficente Espírito-santense (AEBES) celebram, na próxima segunda-feira (24), um ano de funcionamento do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Hospital este que conta com milhares de histórias de satisfação e agradecimento.

Uma dessas histórias ocorreu na Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN). Foi o caso da paciente, Victória Emilly, a primeira bebê de baixo peso fruto de um parto prematuro a dar entrada no Hospital em agosto. Após quase cinco meses de internação, ela recebeu alta e pode ir para casa, mas permanecerá realizando acompanhamento. Sua mãe Danieli Campos Loyola, 31 anos, considera que a vida da filha é uma vitória.

“Victória nasceu bem pequena e magrinha, achei que ela não fosse sobreviver. Moro em Cariacica e logo após ela nascer fomos transferidas para o Hospital Jayme. Além do baixo peso, ela não respirava bem e precisou de oxigênio. O tratamento foi muito bom e ela recebeu tudo que precisava. Já o nome eu havia decidido antes do nascimento, mas o fato dela estar hoje aqui comigo é uma verdadeira vitória e acabou sendo uma união do que ocorreu”, revela Danieli.

Marcelo Henrique Rabello Queiroz, de João Neiva, é mais um caso de satisfação e de vitória que rendeu inclusive uma carta de agradecimento. Atendido na Urgência e Emergência no mês de outubro, Marcelo precisava realizar uma cirurgia complexa no abdome. Para ele, era uma aflição ser atendido em um hospital do SUS, mas após passar pelo Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves sua opinião mudou. Em menos de um dia e já com os exames em mãos, ele foi operado.

“Durante minha transferência em uma ambulância fui com a minha esposa. Por todo trajeto, eu pensava sobre onde eu estaria sendo levado, como seria recebido, como seria tratado, em que mãos estaria sendo entregue a minha vida, afinal, eu estava sendo levado a um hospital do SUS. Porém, toda a incerteza passou. Foi o melhor atendimento que eu pude ter em minha vida. Ao término daquele primeiro momento de dor e incertezas eu finalmente estava entrando no centro cirúrgico. Os médicos puderam realizar todos os exames necessários e ter um diagnóstico sobre o meu problema”.

Mas, não são só os pacientes que somam casos de satisfação. O cuidado com os acompanhantes também é um fator importante do trabalho de acolhimento realizado. No Centro de Tratamento de Queimados, a família da Dona Júlia, vítima de queimaduras nas pernas também no mês de outubro, entregou uma mensagem aos funcionários do setor.

Um dos trechos da carta dos familiares aos profissionais do CTQ do hospital retrata justamente a gratidão pelo tratamento da paciente e também com todos os acompanhantes. “Sabemos que o lidar com o paciente e com os demais familiares não é fácil, é um momento difícil, de fragilidade, de não sabermos o que o amanhã nos reserva, porém encontramos muitas pessoas dispostas a ajudar o próximo e enxergamos em algumas não somente o trato com o enfermo, mas o carinho com todos que ali se encontram”.

Investimento

O hospital, inaugurado no dia 23 de fevereiro de 2013, passou a receber pacientes já no dia 24, transferidos de outras unidades. A sua inauguração foi realizada com base em um cronograma de abertura, justamente por ser a maior unidade hospitalar do Espírito Santo, somando 31,6 mil m² e que agrega diversos conceitos de sustentabilidade, humanização e acessibilidade. A última inauguração ocorreu em 1º de novembro, com a entrega dos 60 leitos da Maternidade de alto risco e Centro Obstétrico. Este projeto foi fruto de um investimento recorde na saúde realizado pelo Governo, que soma cerca de R$ 165 milhões.

Para Katiana Erler, diretora-geral do Jayme Santos Neves, completar um ano de hospital é um orgulho e também um desafio. “Acompanho o Jayme desde antes de ser efetivamente diretora-geral, enquanto ainda nem inaugurada a unidade estava. Como o maior e mais moderno hospital do Espírito Santo e com o objetivo de ofertar um atendimento diferenciado, a AEBES visualizava o grande desafio que tinha pela frente, sobretudo com a gestão de pessoas. Tivemos um cronograma de funcionamento que foi seguido rigorosamente e em menos de um ano, já em novembro de 2013 todos os serviços e leitos estavam em pleno funcionamento. Algo inédito em se tratando de um hospital público de alta complexidade como o nosso”.

“Por isso, o aniversário nos remete a um sentimento especial. Este um pleno funcionamento em menos de um ano, foi apenas um dos vários desafios diários que temos cumprido. Ofertamos atendimento humanizado e de qualidade, possuímos um grande quadro de funcionários com quase duas mil pessoas prezando para que o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves represente o que ele é hoje e que possa agregar ainda mais para a saúde pública do Espírito Santo”, destaca.

Leitos

Atualmente seus 424 leitos estão em pleno funcionamento, distribuídos entre 120 de Enfermaria, 30 do Hospital Dia, 40 de UTI, 14 do Centro de Tratamento de Queimados, 55 da Urgência e Emergência, 40 da UTI Neonatal e UCIN, 65 de observação (Rec e repouso), além de 60 leitos da Maternidade de alto risco e Centro Obstétrico.

Todos estes são exclusivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurológicos, gestação de alto risco, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), atendimentos de intoxicação grave, urgência para vítima de ataque de animais e violência.

Números

Desde as inaugurações de cada setor (etapas descritas abaixo) até o mês de janeiro, data do último relatório de controle, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realizou 62.898 consultas e procedimentos no ambulatório, 6.154 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados, 95.656 atendimentos de urgência e emergência e 7.661 cirurgias de média e alta complexidade.

Além disso, somam 415 partos na Maternidade de alta complexidade, 219 internações na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários, além de 77.243 exames como colonoscopia, raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, doppler, dentre outros. Todos esses índices computados representam uma taxa de ocupação geral do hospital de 97%, o que evita espera e atendimentos de corredor.

Essa produção foi possível devido ao corpo clínico qualificado, composto por mais de 300 médicos, somados a cerca de 600 enfermeiros e técnicos de enfermagem, alinhados a procedimentos de alto padrão, conceitos de eficácia e eficiência e equipamentos e instalações modernas, que são um importante incremento na saúde pública do Espírito Santo.

Abertura em etapas

23 de fevereiro – O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é inaugurado em um sábado. Um dia depois, no domingo (24), começam os atendimentos com 60 leitos clínicos e cirúrgicos e 40 de UTI. O ambulatório, centro cirúrgico e o setor de imagens também iniciam o funcionamento.

15 de março – Menos de um mês após a inauguração é antecipada a abertura de mais 60 leitos para atender as demandas cirúrgicas

02 de maio – o pronto-socorro do novo Hospital, com capacidade de realizar mais de 8 mil atendimentos por mês, começa a receber pacientes externos. No mesmo dia, mais 99 leitos são disponibilizados: 30 de Hospital Dia, 14 no Centro de Tratamento de Queimados
(CTQ) e 55 no pronto-socorro.

30 de setembro – são entregues os 40 leitos de UTI Neonatal e os serviços de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

1º de novembro – 100% dos leitos e serviços são inaugurados. A última etapa de funcionamento é concretizada com a abertura da maternidade de alto risco. As 60 vagas da maternidade se somarão às 364 já abertas, totalizando os 424 leitos do Hospital.

Mais conquistas

Neste um ano, o hospital também obteve outras conquistas como a posse do Conselho Gestor. Composto por seis membros eleitos entre funcionários da unidade e oito membros eleitos entre usuários, a gestão deste conselho será para o biênio 2013-2015.

Estes membros do Conselho possuem o objetivo de, junto à direção do hospital, fiscalizar, colaborar e aprimorar os serviços oferecidos. Desta forma o Jayme Santos Neves passa a ser o primeiro hospital, que é administrado por meio de uma Organização Social (OS), a possuir um conselho gestor no Espírito Santo. Em novembro o hospital elegeu e deu posse ao Conselho de Ética Médica, composto por 14 médicos.

Já 2014 foi iniciado com foco na qualificação e inovação, iniciando o ano com ações efetivas na acreditação hospitalar ONA nível 2 (acreditação plena) que é uma certificação exclusiva de ambiente hospitalar, sendo uma indicação de que a instituição segue uma padronização e se preocupa com a qualidade em todos os setores para evitar a ocorrência de danos à saúde e ISO 9001:2008, que visa trabalhar e aprimorar processos. Além disso, no dia 31 de janeiro foi aberto o primeiro processo seletivo do Programa de Residência Médica (PRN) em Radiologia, Ortopedia e Cirurgia vascular. Foram ofertadas sete vagas para as três especialidades.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves (27) 99274-5245
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard