13/09/2004 13h47 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Leite materno, o melhor alimento para os recém nascidos

Começou hoje (13) nas maternidades, bancos de leite e postos de coleta do Estado, as comemorações da XIII Semana Mundial de Aleitamento Materno, que segue até sábado (18).

O secretário estadual de saúde, João Felício Scárdua participou da solenidade de abertura no Hospital Dório Silva, onde é sediado o banco de leite referência no Estado. Scárdua falou da importância da realização de eventos como estes para “conscientizar as mães que o leite materno é o melhor alimento para os recém nascidos”.

Durante os seis primeiros meses de vida, o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê e, de acordo com Tânia Mara Ribeiro dos Santos, coordenadora do Programa Estadual Materno-Infantil da Sesa, “o leite serve como proteção para o bebê contra doenças como diarréias, resfriados e alergias”.

Tânia falou que, em muitos casos, as mães começam a dar outros tipos de alimento às crianças quando precisam voltar ao trabalho depois da licença maternidade mas, explicou que elas podem procurar ajuda em um banco de leite ou posto de coleta, “onde a mãe receberá explicação sobre a maneira correta de armazenar o leite para que o bebê não fique sem o alimento”.

“A mulher deve ser incentivada a dar o peito e a doar o leite para auxiliar a alimentação de outros bebês”, alertou Tânia, falando da importância da doação. No Espírito Santo, aproximadamente 30 mulheres por mês fazem doação em cada banco ou posto. Isso representa 400 litros de leite por mês, que atendem a todos os bebês que estão internados nas Utins mantidas pelo Sistema Único de Saúde.

As maternidades, postos de coleta e bancos de leite estarão realizando atividades durante toda a semana. As mães interessadas podem procurar no norte do Estado o posto de coleta sediado no Hospital Rio Doce em Linhares ou o banco de leite do Hospital São José, em Colatina.

No sul, em Cachoeiro de Itapemirim, funciona um banco de leite no Hospital Evangélico. Na região metropolitana, estão sediados os bancos de leite do Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital da Polícia Militar, em Vitória; Hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha; e Hospital Dório Silva, referência em coleta de leite, na Serra.

Dois postos fazem a coleta na região metropolitana. Um em Vila Velha, no Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves, e na Maternidade de Carapina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard