09/01/2008 12h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Linha-Guia do Programa Estadual de Saúde Bucal deverá ser lançada em março

Está prevista para ser lançada em março deste ano a Linha-Guia da Coordenação Estadual de Saúde Bucal. A publicação faz parte de um plano de ação a ser seguido na área odontológica até o ano de 2010 e abrange todos os programas oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Linha-Guia da Saúde Bucal é um protocolo que estabelece o funcionamento da assistência odontológica no Estado, envolvendo desde a atenção primária até a terciária. Ela também é responsável por normatizar as ações que os profissionais deste campo devem seguir, a fim de aumentar a qualificação dos serviços prestados.

Os capítulos da publicação abrangem a assistência odontológica por ciclo de vida, que varia de crianças até idosos. Além disso, a coordenação estadual procurou utilizar a linha-guia para fazer uma interface com os demais programas de atenção à saúde disponibilizados pela Sesa, tais como aqueles que tratam de diabetes, hipertensão, dos idosos e de pacientes com necessidades especiais.

O trabalho ainda fornece informações relativas ao planejamento de ações das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF) e orienta o direcionamento dos fluxos de atendimento das especialidades odontológicas: endodontia, periodontia, próteses, atendimentos a pacientes com necessidades especiais e com diagnósticos de lesões bucais.

Para realizar a linha-guia, a coordenação estadual contou com a ajuda de aproximadamente 40 colaboradores, entre instituições acadêmicas, profissionais representantes de entidades de classe, das regionais de saúde e dos municípios capixabas.

A validação do material ficou a cargo das entidades de classe, instituições acadêmicas e dos programas de atenção à saúde da Sesa que foram relacionados no trabalho.

Serviços oferecidos

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal tem a função de induzir as políticas de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre outras ações, ela acompanha a evolução a assistência odontológica nos municípios, capacita profissionais por meio de treinamentos e estabelece parcerias com outros programas da rede de saúde pública do Espírito Santo.

Entretanto, muitos serviços de odontologia ainda são executados pelo Estado. Eles estão espalhados em vários hospitais administrados pela Sesa. No Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, existe um tratamento oferecido aos pacientes oncológicos e no Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, a clínica odontológica é referência no atendimento de traumas e de pessoas com necessidades especiais.

Há ainda o Programa Estadual de Rastreamento de Lesões/Câncer de Boca, que funciona no Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC). São oferecidos também tratamentos odontológicos internos no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Hospital Pedro Fontes (HPF), Hospital Adauto Botelho (HAB) e Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha