11/06/2012 09h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Lista de medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado será atualizada

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fará uma revisão da lista de medicamentos de alto custo adquiridos exclusivamente com recursos próprios. A Iniciativa segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de atualizar a relação dos itens fornecidos.

Atualmente, a Relação Estadual de Medicamentos (Rememe) conta com 182 remédios, sendo 151 padronizados pelo Ministério da Saúde (MS). Os demais 31 foram acrescentados pela Sesa a fim de cobrir uma demanda local específica, como itens voltados para o tratamento de pacientes que sofrem, por exemplo, com dor crônica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – veja anexo.

De acordo com a gerente do setor de Assistência Farmacêutica da Sesa, Maria José Sartório, durante o processo de revisão será avaliada a possibilidade de exclusão, substituição ou até mesmo inclusão de algum tipo de medicamento que seja considerado importante. “Precisamos discutir para ver o que pode ser alterado. Nossa intenção é modernizar essa lista”, ressalta.

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica (CEFT), formada por médicos e farmacêuticos, e que contará também com a colaboração de algumas sociedades de especialidades médicas. Assim que tudo for concluído, a nova relação será disponibilizada para consulta pública e, depois, deverá ser publicada oficialmente até novembro.

Diferentemente dos remédios da atenção básica, fornecidos pelos municípios, os medicamentos de alto custo (também conhecidos como excepcionais ou do componente especializado) são de responsabilidade do Estado.

No Espírito Santo, os pacientes fazem desses produtos nas Farmácias Cidadãs Estaduais, localizadas em Cariacica (Farmácia Metropolitana), Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia, Vila Velha, Linhares, Colatina e São Mateus, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard