13/05/2009 10h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Loucura será tema de palestras no Capaac nesta quinta-feira (14)

O Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), referência em internação psiquiátrica para o Sul do Estado, realiza nesta quinta-feira (14) o I Painel de Saúde Mental do Capaac. O tema ‘Loucura: aspectos históricos e social’ será abordado em três palestras por profissionais da área e por um professor de História.

O objetivo, segundo o médico da unidade, Sérgio Damião Sant’ana de Moraes, é levar informações sobre as doenças mentais relacionadas à loucura para funcionários do hospital, familiares e estudantes de psicologia, enfermagem e assistência social. Estima-se que o evento contará com 120 participantes, entre eles, duas mães de pacientes. Elas vão prestar depoimento sobre suas experiências.

“Serão abordados os aspectos sociais e históricos da loucura, quando e por que a sociedade começou a mostrar preconceito em relação às pessoas que sofrem algum transtorno psiquiátrico. Ainda existe uma resistência muito grande também por parte da família”, afirmou Damião. Segundo ele, as principais doenças ligadas à loucura são a esquizofrenia e a psicose maníaco-depressiva.

O Centro

O Capaac é um hospital psiquiátrico mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Pacientes de 23 municípios adjacentes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que inclui psiquiatras, psicólogos, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e educador físico.

Além dos atendimentos médicos de rotina, como a orientação de medicamentos e apoio psicológico, os profissionais do hospital também desenvolvem outras atividades com os pacientes. Diversas oficinas de ensino são elaboradas, entre elas, destacam-se a terapia ocupacional, arteterapia e atividades físicas.

Ao todo, são 50 leitos na unidade de saúde, que é capacitada para lidar com pessoas que sofrem de transtornos mentais graves. Os pacientes são atendidos e, se houver necessidade, são internados de acordo com a determinação dos especialistas. Segundo o médico, há uma preconização na internação por um curto espaço de tempo.

As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato com o hospital pelo: (28) 3521-4221.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard