04/08/2008 12h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Mães doadoras recebem homenagem na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Estado

O Programa Materno-Infantil da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Comissão Estadual dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno realizaram, na manhã desta sexta-feira (01), a abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno em evento especial no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória. Durante o evento, mães doadoras de leite foram homenageadas.

Na abertura da solenidade, a coordenadora do Banco de Leite do HPM, primeiro tenente Vera Lúcia Berto, destacou o importante trabalho realizado pelos programas estadual e municipais no esforço para promover a amamentação.

Em seguida, foram homenageadas várias mães doadoras dos bancos de leite. Vanessa Mendes (27), mãe de três crianças, foi uma das homenageadas. Ela agradeceu o reconhecimento e destacou que doar é um ato de amor. “Minha filha tem dois meses. Tenho muito leite. Por que não doar para crianças que precisam e estão em estado crítico nas Utins? Sempre colaboro com o Banco de Leite da Santa Casa. Sei da importância do aleitamento materno, percebo que meu filho mais velho, que não pude amamentar muito tempo, tem a saúde mais frágil do que os outros dois mais novos”.

A técnica Estadual de Aleitamento Materno, Ana Maria de Souza Ferreira, apresentou dados da Pesquisa Nacional de Prevalência de Aleitamento Materno. Os números relativos a 1999 mostram que a prevalência da amamentação exclusiva em menores de quatro meses em Vitória (ES) foi de 37,2%. Em nível nacional, foi de 35,6%.

O Ministério da Saúde vai promover nova pesquisa para radiografar o aleitamento materno no Brasil. “É importante a participação de todos os municípios. Esperamos que 80% deles atuem na coleta de informações da nova pesquisa. Precisamos ter um banco de dados que nos ajude a promover ações estratégicas de promoção e atuação”, completou Ana Maria.

Sobre o período de amamentação, a média observada foi de 10 meses no conjunto das capitais brasileiras. Em Vitória, foram 327 dias. “Apesar de não termos uma pesquisa recente, percebemos no dia-a-dia que a prática do aleitamento tem aumentado, mas estamos longe do ideal que é amamentar a criança até os dois anos de idade”, falou a técnica do Programa Materno-Infantil da Sesa, Ana Maria de Souza Ferreira.

Nos municípios, as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Bancos de Leite Humano e hospitais vão realizar várias ações para incentivar a prática da amamentação no Espírito Santo, como palestras e exposições sobre a importância do aleitamento. As ações ocorrem durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada desta sexta (01) até a próxima quinta-feira (07).

O momento marcante da solenidade foi a homenagem realizada ao Corpo de Bombeiros Militar, que a há quatro anos percorre residências de doadoras de leite uma vez por semana, sendo um grande parceiro na promoção do aleitamento.

“Salvamos não apenas vidas adultas, mas crianças também e os bebês merecem nossa atenção especial. Agradecemos a homenagem e destacamos que gostaríamos de fazer muito mais. Parabenizamos a todos os coordenadores e equipes médicas que atuam nos hospitais e nos municípios promovendo o aleitamento materno”, disse o tenente Lucas Sossai, do programa ‘Bombeiro Amigo da Amamentação’.


Bancos de Leite

A Sesa mantém sete unidades de Bancos de Leite Humano para atender bebês prematuros, em estado grave, internados em Unidades de Terapia Intensiva Neo-natal (Utin). Esses bebês apresentam dificuldade para mamar no peito materno nos primeiros dias de vida.

Os Bancos de Leite Humano são centros de apoio à amamentação, onde o leite materno pode ser doado gratuitamente, processado e ofertado também de forma gratuita a determinados bebês.

“Pesquisas comprovam que os bebês nessas condições têm chances bem mais elevadas de se recuperar e viver com qualidade, se a alimentação exclusiva com leite humano for oferecida durante o período de privação das mamadas no peito de sua mãe. Daí a importância da doação do leite materno”, informa a técnica da equipe de coordenação do Banco de Leite do Hospital Dório Silva, Regina Gasparini.

No Espírito Santo, aproximadamente 25 mulheres por mês fazem doação em cada banco ou posto. Isso representa, em média, 400 litros de leite mensais. A mãe interessada em doar deve entrar em contato com o banco mais próximo da sua residência.

Bancos de Leite Humano no Estado:

• Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha: (27) 3289-5945
• Hospital Dório Silva, em Serra: (27) 3138-8905
• Santa Casa de Misericórdia de Vitória, em Vitória: (27) 3322-0074
• Hospital da Polícia Militar, em Vitória: (27) 3137-1618
• Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), em Vitória: (27) 3335-7377
• Hospital e Maternidade São José, em Colatina: (27) 3722-4977
• Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3521-7045

Importância da amamentação

• O leite de peito é o alimento mais completo que existe para o bebê;
• O leite materno é de fácil digestão e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê;
• Ele protege o bebê da maioria das doenças;
• É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;
• Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar;
• Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê;
• Proteja a mãe contra a perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
• Também protege a mãe da anemia;
• A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard