13/09/2006 12h32 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Mais 5 mil cirurgias por ano em todo Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, na tarde desta quinta-feira (14), a entrega de nove novos arcos cirúrgicos para hospitais da rede pública estadual.

“Com o funcionamento dos aparelhos, a expectativa inicial é de que seja possível aumentar em mais cinco mil o número de cirurgias oferecidas por ano nestas unidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Os hospitais beneficiados na Grande Vitória foram o São Lucas, o Dório Silva, o Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e o Infantil Alzir Bernardino Alves (Hiaba).

Interior

No interior, vão contar com um novo arco cirúrgico a Santa Casa de Cachoeiro, além dos hospitais Sílvio Ávidos (Colatina), o de São José do Calçado e Roberto Arzinaut Silvares (HRAS), em São Mateus.

“O aparelho comprado para atender o HRAS ainda é capaz de realizar exames de angiografia”, destacou o diretor-presidente do Instituto Estadual de Saúde Pública, Nélio Almeida.

Mesmo antes de ser inaugurado, o Hospital Central, localizado no Centro de Vitória e com previsão de abertura a partir de novembro deste ano, também já conta com um arco cirúrgico.

Raio X

O arco cirúrgico é uma espécie de aparelho de raio x em tempo real. Utilizado em cirurgias, com o equipamento o médico vê a imagem da intervenção enquanto opera e, dessa forma, sabe exatamente onde posicionar um pino, nas cirurgias ortopédicas, por exemplo.

Além da precisão, o equipamento proporciona maior conforto ao paciente no ato da cirurgia. Quando a intervenção cirúrgica é realizada sem o arco, é necessário tirar um raio x, revelar e somente então verificar se o procedimento ocorreu corretamente.

O aparelho, além de proporcionar maior segurança nas cirurgias, diminui o tempo do paciente na sala de cirurgia, o que evita o risco de infecção hospitalar e diminui o tempo de internação do paciente.

Investimento

O investimento total na compra dos nove arcos é de mais de R$ 1 milhão, totalmente financiado com recursos próprios do Estado. O arco comprado para o HRAS custou R$ 238 mil, enquanto os destinados aos outros oito hospitais custaram R$ 105 mil.

A principal aplicação do aparelho será no atendimento de urgência em trauma e ortopedia, em cirurgias de urgência de média e alta complexidade.

“Na Santa Casa de Cachoeiro, por exemplo, aproximadamente 60% das demandas desse tipo, até o momento, era encaminhada para as unidades da Grande Vitória. Agora, com o novo arco, toda a demanda será atendida no próprio município”, afirmou a diretora geral da unidade, Mercedes Canal.

Os arcos adquiridos contam com aparelho de unidade móvel de Raios X com sistemas de TV, de uso cirúrgico e traumatologia, para auxiliar no diagnóstico às cirurgias ortopédicas, abdominais, urológicas e intervencionistas.

Lançamento

O modelo comprado é o Multimobil 5C, mais recente lançamento mundial, e é utilizado em diversas aplicações clínicas, além de oferecer imagem de excelente qualidade, operação com baixa dose de radiação, mobilidade e facilidade de uso.

O aparelho é composto de sistema intensificador de imagem de alta resolução, gerador de raios X de alta freqüência. A regulagem automática de dose adapta de forma contínua a radiação à espessura e à densidade da região do corpo que está sendo estudada.

Sua unidade de controle digital para armazenagem de imagem oferece a solução ideal para os requerimentos clínicos da atualidade e, ao mesmo tempo, garante aos administradores hospitalares a otimização dos custos.

A memória digital oferece armazenagem para imagens fluoroscópicas, além da retenção da última imagem. Os recursos de rotação, inversão e zoom da imagem simplificam o diagnóstico, reduzindo a dose da radiação utilizada e o tempo total de fluoroscopia.

Expectativa de atendimento/mês
Unidade Hoje C/ novo arco Aumento
Hospital Central 0
Santa Casa de Cachoeiro 300 450 150
Sílvio Avidos (Colatina) 250 350 100
HINSG Só irá normalizar o atendimento*
HIABA 30 60 30
Dório Silva 400 500 100**
São Lucas 400 500 100
Hosp. S. José do Calçado 120 160 40
HRAS (São Mateus) 250 350 100
(+ 15/20 arteriografias)
Total 1.720 2.310 620
Total anual 7 . 4 4 0

* A unidade estava encaminhando a demanda cirúrgica devido à desativação recente do arco que possuía;

** Expectativa após a abertura da unidade, com inauguração prevista para novembro deste ano.

Obs.: A previsão é de que os hospitais do interior aumentem proporcionalmente mais a oferta de cirurgias em relação às unidades instaladas na Grande Vitória porque estes últimos acabam por receber a demanda reprimida do interior, que, com o funcionamento dos novos arcos, passará a ser atendida regionalmente.

Características fundamentais para um bom desempenho no centro cirúrgico:

- Alta tecnologia: gerador de alta freqüência, fluoroscopia com regulagem automática de dose e grande capacidade de absorção de calor.

- Qualidade da imagem: excelente resolução espacial com foco fino de 0,5 milímetro, modo de alto contraste para fluoroscopia e intensificador de imagem ultra-compacto com câmera CCD.

- Versatilidade: visualização em dois monitores, retenção da última imagem, memória digital, rotação da imagem para visualização independente da posição do órgão e recursos de inversão e zoom da imagem.

- Segurança: baixa dose de radiação e recurso "stand by" que elimina a liberação acidental de radiação durante o transporte.

Atendimento exclusivo à imprensa:
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br