08/05/2008 14h24 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Mais de 116 mil idosos ainda não se vacinaram contra a gripe no Espírito Santo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira (09), mas 116,2 mil idosos no Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ainda não procuraram os postos de vacinação municipais para se imunizarem.

Dos 285,8 mil idosos que vivem no Estado, 169,6 mil já tomaram a vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 59,34%. O slogan desta décima campanha é “Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se”, e a ação é destinada à população a partir de 60 anos.

A média da vacinação na Região Sudeste é de 49%. O Espírito Santo é o Estado com maior cobertura vacinal, seguido por Minas Gerais (57,15%) e São Paulo (56,18%). O Rio de Janeiro está com uma cobertura de 22,81%.

Embora o ideal seja a vacinação de todos os idosos do Espírito Santo – o que representa 285,8 mil pessoas – a expectativa da Sesa é vacinar no mínimo 80% desta população, o que corresponde a 228,6 mil idosos.

No Brasil, 18,2 milhões de pessoas têm mais de 60 anos. Isso significa que pelo menos 14,5 milhões de idosos serão vacinados contra a gripe neste ano. As campanhas contra a gripe são realizadas desde 1999 e o Estado superou as metas do Ministério em todos os anos. Em 2007, a população acima de 60 anos era de 281,5 mil pessoas, dos quais 259 mil foram vacinados, alcançando 91,95% do total de idosos do Espírito Santo.

A meta das campanhas é prevenir a mortalidade pela gripe e suas complicações, além de melhorar as condições de saúde da população idosa, diminuindo o número de consultas médicas, o uso de medicamentos e de hospitalizações.

O idoso como prioridade

O envelhecimento das populações é atualmente uma das grandes preocupações da saúde pública. A qualidade de vida desse grupo é um objetivo a ser perseguido, considerando que a saúde é resultado da interação entre condições física e mental, independência financeira, capacidade funcional e suporte familiar e social.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil, em duas décadas, será o 6º País do mundo em população de idosos. Semelhante ao que acontece nas demais nações, o Brasil está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso.

Um dos maiores desafios em relação à saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias, sendo a gripe uma das principais doenças.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a partir de pesquisas internacionais, a vacina contra a influenza (gripe) reduz, nos idosos imunizados, mais de 50% das doenças relacionadas à gripe e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.

Além disso, há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza e de aproximadamente 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias.

Durante a campanha, os idosos recebem, além da vacina contra a gripe, vacina contra tétano e difteria – para os que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia – e a vacina contra pneumococos – para idosos portadores de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e renais.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha