03/07/2009 17h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Maternidade Municipal de Cariacica passa a ser referencia para gestantes do Hospital Ferroviários

Nesta segunda-feira (06), o Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha, encerra as atividades de maternidade para aumentar a sua capacidade de atuação em procedimentos cirúrgicos. A partir deste dia, as pacientes grávidas que procurarem a unidade para consultas e partos serão encaminhadas para a Maternidade Municipal de Cariacica. Para isso, será disponibilizado um veículo, que fará o transporte das pacientes entre os dois hospitais.

Essa decisão foi tomada em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal de Cariacica, o Hospital dos Ferroviários e o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) - que é a atual gestora da Maternidade Municipal de Cariacica. O gerente da Gerência de Regulação e Assistência (Gera) da Sesa, Deivis de Oliveira Guimarães, garante que o usuário não será prejudicado pela mudança.

“O Ferroviários realiza atualmente uma média de três partos por dia. A Maternidade de Cariacica, por sua vez, possui capacidade instalada ociosa. A unidade tem capacidade para realizar 540 partos por mês, mas são feitos 300 procedimentos neste período. Ou seja, a unidade vai absorver com folga os pacientes provenientes do Hospital dos Ferroviários”.

O gerente explica que a alteração se deve à nova organização da Rede Estadual de Obstetrícia e Neonatal, que segue as recomendações da Regulamentação de Diretrizes (RDC) nº 36, que normaliza o serviço de obstetrícia com base na humanização do atendimento e melhorias físicas.

Dentre as ações para garantir a qualidade do atendimento na Maternidade de Cariacica, está a abertura de mais 15 leitos na unidade, que possui atualmente 57. Além disso, está em fase de estudo a implantação de unidades de terapia intensiva neonatal e estão em curso visitas às comunidades, nas quais as gestantes são convidadas a conhecer as instalações do hospital.

Segundo Deivis, as mudanças incluem também a ampliação das especialidades médicas ofertadas pelo Hospital dos Ferroviários, ainda em fase de estudo. Os 16 leitos que deixarão de ser usados para o atendimento às gestantes atenderão a essas outras demandas, incluindo angiologia e cirurgia vascular.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard