13/03/2015 08h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Médicos residentes estão integrados ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O sonho da especialidade médica começou a se tornar realidade para 15 médicos aprovados no processo seletivo de Residência Médica 2015 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. O período de residência médica começou neste mês e pode durar de dois a três anos, dependendo da área escolhida.

Todo médico pode trabalhar logo que sai da faculdade, mas para exercer qualquer especialidade, como cirurgia geral e ortopedia, por exemplo, o recém-formado precisa ingressar em um programa de residência médica em uma instituição hospitalar credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para ingressar no programa de residência do Hospital Dr. Jayme, é preciso participar de um processo seletivo com prova. O nível de concorrência é grande tanto pelo número de concorrentes quanto pela qualificação dos candidatos.

No caso do médico Eduardo Soares Furieri, que conquistou uma das vagas para residência em Clínica Médica, foram necessárias três tentativas. “Eu nunca quis sair do Espírito Santo para fazer residência, por isso, precisei tentar mais de uma vez, já que são poucas vagas e a concorrência para Clínica Médica é bem alta. Valeu a pena! Esse hospital é público e referência, uma verdadeira experiência para o profissional”, disse o residente.

Já o residente de Ortopedia e Traumatologia Daniel Pinheiro de Souza tem uma história bem diferente. Mineiro de Ipatinga, ele estudou medicina em Campos, no Rio de Janeiro, e veio para o Espírito Santo fazer residência. “Essa é a realidade de boa parte dos médicos que buscam a residência logo após se formarem. As vagas estão distribuídas por todo o país e nós corremos atrás”, explicou o médico.



Oferta de vagas aumentou

Este é o segundo ano em que o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves oferta vagas de residência médica. Em 2014, foram sete vagas e, para 2015, o número foi bem maior: ao todo, 15 vagas distribuídas nas especialidades de radiologia e diagnóstico por imagem, ortopedia e traumatologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e clínica médica.

A residência médica se enquadra na modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, e é caracteriza por treinamento em serviço sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional da área.

“O incentivo ao ensino e à formação de novos profissionais é um compromisso tanto da Secretaria de Estado da Saúde quanto da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra a hospital. O investimento na formação de médicos contribui para aumentar a profissionalização dos serviços hospitalares e melhorar a assistência à população”, afirmou o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, o médico Eric Teixeira Gaigher.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard