21/04/2015 11h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Medidas simples em casa são fortes aliadas no combate à dengue

Medidas simples, mas eficazes, podem eliminar a proliferação do vetor da dengue. O combate à dengue deve se tornar uma tarefa do dia a dia, e por isso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta que a população escolha pelo menos um dia da semana para observar e atuar em locais que possam servir de criadouro do mosquito em suas residências.

A referência técnica do Programa Estadual de Combate à Dengue e à Chikungunya, Roberto Laperrière Junior, lembra que é importante manter o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado, eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros. Outra orientação é sobre tampar tonéis, caixas d’águas e outros depósitos de água, além disso, retirar folhas e outros detritos das calhas para que a água da chuva possa escoar.

Em áreas de serviços ou de lazer, ou locais que são pouco utilizados, é preciso manter fechadas tampas de vasos sanitários e de ralos. E se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade. Para quem cultiva plantas, é importante não deixar acumular água nos vasos.

Dentro de casa, é preciso ficar atento a outros pontos como a bandeja que fica atrás da geladeira. Ela deve ficar sempre limpa e sem água. A higienização também é válida para demais recipientes, como vasilha de comida de animais, vasos de planta, tonéis e caixa d’água, pois devem ser bem escovados nas bordas e serem mantidos sempre limpos.

Confira outras formas de prevenção

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Sinais de alerta

De acordo com o médico infectologista do Programa Estadual de Combate à Dengue e à Chikungunya, Talib Moussallem, as pessoas precisam ficar atentas aos sinais de alerta da doença. Os principais sinais são: dor abdominal contínua; queda da pressão que se manifesta por tonturas ou palidez; sudorese fria; sangramentos (em gengivas ou no nariz, mas podem se manifestar de outras formas); diminuição da diurese e vômitos excessivos. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Ainda segundo o médico, os sintomas da doença também se manifestam por febre; dores no corpo; dores nas articulações; dor de cabeça, principalmente, atrás dos olhos; e podem surgir manchas pelo corpo. “Orientamos também que a automedicação deve ser evitada, principalmente, não usar antiinflamatórios e nem ácido acetilsalicílico, que é um componente da aspirina. A pessoa deve se manter bastante hidratada quando perceber esses sintomas e deve procurar uma unidade de saúde para ser avaliada por um médico”, acrescenta Talib Moussallem.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard