06/03/2009 05h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Membros do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue sugerem propostas de ação para combater a doença

O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue se reuniu, na tarde desta quinta-feira (05), na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Cerca de 40 pessoas - representantes da sociedade civil organizada, poder público, prestadores de serviço, sindicatos, instituições bancárias e igrejas – participaram com a apresentação de propostas de ação.

Os membros do Comitê se comprometeram a realizar diversas ações. Dentre elas, audiências públicas, mobilização da população em pontos estratégicos como terminais de ônibus e capacitação de alunos de instituições de ensino para trabalharem nas ações de mobilização. Todas as ações, que ainda estão em fase de estudo, terão o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A reunião periódica do grupo é fundamental para garantir a troca constante de informações. De certa forma, os encontros também são uma maneira de dividir as responsabilidades pactuadas e de compartilhar as ações em desenvolvimento.

A idéia é aproveitar cada área de atuação para capilarizar as ações de combate ao vetor da dengue, de eliminação dos focos e de divulgação dos sintomas da doença. Quanto mais parcerias, maior o alcance. Portanto, entidades que quiserem colaborar, podem comparecer aos encontros e aderir ao grupo. A próxima reunião será realizada no dia 24 deste mês. O local do encontro ainda não foi definido.

O Comitê existe desde 2003 e frequentemente vem atuando junto com instituições, a fim de propor, entre outros, acompanhamento, operacionalização e execução de trabalhos de educação em saúde no combate à dengue entre os capixabas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard