02/12/2013 15h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Membros do Conselho Gestor do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves tomam posse

Na manhã desta segunda-feira (02) os 16 membros, titulares e suplentes do Conselho Gestor do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves tomaram posse. Composto por seis membros eleitos entre funcionários da unidade e oito usuários, a gestão deste conselho será para o biênio 2013-2015.

Durante a solenidade estiveram presentes o secretário da Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Tadeu Marino, diretora-geral e membro do Conselho Gestor, Katiana Erler, diretor técnico, médico Eric Gaigher, diretora clínica e também membro do Conselho Gestor, médica Simone Freitas Coelho, diretor de Relações Institucionais da Associação Evangélica Beneficente do Espírito Santo (Aebes) Ricardo Ewald e demais autoridades.

Eleitos no mês de setembro, os membros do Conselho têm o objetivo de junto com a direção do hospital, fiscalizar, colaborar e aprimorar os serviços oferecidos. Desta forma o Hospital Estadual Jayme Santos Neves passa a ser o primeiro, administrado por meio de uma Organização Social (OS), a possuir um Conselho Gestor no Espírito Santo.

Para o quadro de titulares, entre os funcionários, foram eleitos Simone Freitas Coelho Tosi, Priscilla S. N. Barcelos e Leiliany Teixeira de Souza. Para os suplentes foram eleitos Claudia Bernadete Silverio da Silva, Cristina Pessanha Tassis e Luana Ferreira de Andrade. Já para o quadro de titulares comunidade, foram eleitos Antônio Carlos Nogueira do Nascimento, Maria Lúcia Duarte Lopes, Vitorino Tadeu Mendes Celestino e Antônio Odilon de Araújo Rocha. Para os suplentes foram eleitos Carlos Alberto Nascimento Marçal, Marcelo Reis de Souza, Lucinete Ferreira da Silva e Elci Miranda Lobão.

De acordo com Antônio Odilon de Araújo Rocha, membro titular do Conselho Gestor representando os usuários, o trabalho será voltado para uma participação ativa em prol da unidade e do atendimento para a população. “Em nome dos membros usuários, queremos agradecer a oportunidade. Esta posse é um facilitador no diálogo junto à direção e Secretaria de Estado da Saúde que possibilita um trabalho conjunto. O modelo de gestão do Hospital Jayme por si só é um avanço. Temos aqui, por exemplo, uma redução no tempo médio de internação do paciente e este Conselho Gestor visa aperfeiçoar e contribuir para o processo de melhoria contínua. Estaremos a disposição para conversar e contribuir”, destaca.

Para o secretário da Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Tadeu Marino, a eleição e posse do Conselho Gestor é uma evolução em termos de gestão, fiscalização e comprometimento da sociedade. “Não existe construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) sem o controle social, representado pelo Conselho Gestor. Tiramos do papel este importante instrumento de transparência que contribui para a construção da saúde pública. Hoje mesmo, estive presente no Hospital Dório Silva conversando também sobre controlo social naquela unidade. É este tipo de envolvimento que precisamos. Aqui no Hospital Jayme, mesmo com a sua gestão feita por uma Organização Social, ele é uma unidade pública, um patrimônio da sociedade capixaba e precisa garantir o cumprimento das metas estabelecidas, proporcionando o retorno sobre os recursos aplicados”.

O secretário considera ainda que a população pode e deve se envolver ainda mais, participando das reuniões. “Os encontros do Conselho Gestor são de porta aberta e ele deve buscar sempre somar junto à direção do hospital. Temos aqui também uma equipe de monitoramento composta por servidores da Secretaria da Saúde, que fiscaliza e audita diariamente tudo que ocorre dentro da unidade. Juntos, direção, equipe de monitoramento e Conselho Gestor vão e devem garantir a solução dos problemas, o aprimoramento dos serviços, que são e devem permanecer sendo de qualidade para a população”, conclui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99274-5245
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard