27/01/2014 09h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Ministério da Saúde aprova planos da Sesa para ampliar rede de urgência e emergência

O Ministério da Saúde (MS) aprovou os planos de ação para ampliar a rede de urgência e emergência para todo o Estado e vai ajudar o Governo do Espírito Santo na implementação das melhorias necessárias. Entre elas, a ampliação do Samu 192 para dar cobertura aos 78 municípios, estruturação de prontos-atendimentos e abertura de novos leitos hospitalares. Nesta semana, de terça (28) a quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza oficinas de trabalho em Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim para debater as ações pactuadas com o MS.

Na sexta-feira (31), o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, desembarca em Vitória para anunciar o volume de recursos que o Ministério destinará para cada uma das regiões de saúde: Central, Norte e Sul, beneficiando os demais 58 municípios capixabas. Atualmente, somente a Região Metropolitana de Saúde, que engloba 20 municípios (Grande Vitória e Região Serrana) possui uma rede estruturada, já em processo de implementação.

A descentralização dos serviços de urgência e emergência é uma das prioridades da Sesa para desafogar os Hospitais da Grande Vitória e proporcionar maior conforto à população que terá atendimento especializado qualificado mais perto de casa.

Segundo o coordenador da Urgência e Emergência da Sesa, Carlos Guerra, os planos de ação regionais para construir a rede de urgência e emergência foram elaborados no ano passado e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde para captação de recursos para implementação das melhorias. A área técnica do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência do MS avaliou as propostas e pactuou com a Sesa as ações a serem desenvolvidas em cada região.

Cada plano define que hospitais serão referenciados em urgência e emergência, quais os que terão de abrir salas de estabilização, leitos de UTI, leitos de retaguarda clínica e para urgência e emergência. Além disso, monta a grade de referência e contrarreferência, estabelecendo o fluxo de atendimento de acordo com a necessidade do paciente: se ele precisa de atendimento especializado em acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, trauma, ou quadro cirúrgico ou clínico crítico, por exemplo.

“Agora, a Sesa se reunirá com os secretários municipais de saúde e diretores de hospitais dessas regiões para detalhar as melhorias aprovadas pelo Ministério e orientar sobre as providências que cada instituição terá de adotar para captar os recursos necessários para viabilizar o plano de ação regional”, explicou Guerra.

É importante ressaltar que a Secretaria da Saúde já vem preparando municípios estratégicos, investindo na estruturação física e de equipamentos das instituições de saúde da rede própria e complementar visando à implantação dessa rede de atenção às urgências e emergências na região.

A vantagem é a oferta de serviços qualificados, com leitos otimizados, atendendo à população mais perto de onde mora. A descentralização dos serviços evita o risco de intercorrências no transporte do paciente e também a sobrecarga nos leitos hospitalares da Região Metropolitana.


Serviço: Oficina de trabalho da devolutiva do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência pactuado com o Ministério da Saúde

Dia: terça-feira (28)
Horário: 09h30
Local: Centro de Especialização e Desenvolvimento Técnico (Cedtec), Rua Alberto Sartório, 404, bairro Carapina, em São Mateus

Dia: quarta-feira (29)
Horário: 08h30
Local: auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, na Rua Pedro Epichin, s/nº, Centro, Colatina

Dia: quinta-feira (30)
Horário: 08h30
Local: auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, na Rua Cariri, nº 01, bairro Aquidaban, Cachoeiro de Itapemirim

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard