07/06/2013 12h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Ministério da Saúde disponibiliza 344 mil doses de vacina contra pólio no ES

O Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 344.425 doses para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio no Espírito Santo, os municípios já estão abastecidos. A ação começa neste sábado (08) nos 78 municípios capixabas, quando será realizado o ‘Dia D’, e o objetivo é contemplar pelo menos 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade com as gotinhas, o que corresponde a 218.141 pessoas.

O ‘Dia D’ é a data de mobilização nacional, quando o acesso à vacina é ampliado. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Martina Zanotti, a estimativa é que aproximadamente mil postos de imunização, entre fixos e volantes, fiquem abertos neste dia, geralmente das 08 às 17 horas - o horário e definido pelos municípios.

“Nossa orientação é que pais e responsáveis aproveitem o ‘Dia D’ para levar as crianças na faixa etária para vacinar, mesmo aquelas já imunizadas em campanhas anteriores. Quem tiver algum impedimento, terá até o dia 21 de junho para comparecer, quando a campanha se encerra. É importante não esquecer o cartão de vacinação”, lembra a coordenadora.

Não há registro de casos de pólio no Espírito Santo desde 1987, e no Brasil desde 1989. Mas isso não é motivo para relaxar, afirma Martina, pois há possibilidade de reintrodução da doença em território nacional, uma vez que países da África e Ásia ainda apresentam a circulação do vírus. A vacina é rápida e indolor. São duas gotinhas administradas via oral.

Contraindicações

De acordo com a coordenadora, Martina Zanotti, a vacina é extremamente segura, com raras reações associadas ao uso dela. Embora não haja contraindicações absolutas, deve ser evitada nas seguintes situações:

- Crianças com infecções agudas, febre acima de 38º C;
- Crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, como a estreptomicina ou eritromicina;
- Crianças que já apresentaram alguma reação anormal à vacina no passado;
- Crianças com sistema imunológico deficiente devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita;

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus. Ele acomete em geral os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.

Serviço – Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Quando: começa neste sábado (08) e vai até o dia 21 de junho
Onde: nos postos de vacinação dos 78 municípios capixabas
Público-Alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. No Espírito Santo, elas correspondem a 229.623 pessoas. O objetivo é imunizar pelo menos 95% delas (218.141).
Importante: levar o cartão de vacinação

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard