02/06/2014 12h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Ministério da Saúde libera R$ 29 milhões para fortalecer serviços de urgência

O Governo Federal liberou R$ 29 milhões para investimento e custeio de serviços de urgência e emergência que serão abertos e reestruturados nas Regiões Norte, Central e Sul capixaba. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que na manhã desta segunda-feira (02) se reuniu com gestores de todo o Brasil para deliberar sobre assuntos de âmbito nacional.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, com a viabilização do recurso a Rede de Urgência e Emergência passará a cobrir todo o território capixaba - uma vez que já estava em funcionamento na Região Metropolitana. Isso permitirá implantar ações de melhoria e descentralização da assistência à saúde da população.

“É uma belíssima notícia. Estávamos aguardando essa resposta desde o final do ano passado, quando entregamos o plano de expansão da Rede de Urgência e Emergência. Esse recurso poderá ser usado no custeio dos serviços e em investimentos, o que dará um salto de qualidade no atendimento porque vai ajudar hospitais em situação econômica difícil”, destacou o secretário.

Entre outras ações, o recurso será usado na criação de leitos (sobretudo os de Unidade de Tratamento Intensivo - UTI); na abertura de salas de estabilização; na construção de prontos-atendimentos (PAs) municipais; na adequação dos setores de pronto-socorro de diversos hospitais regionais e na expansão do Samu 192 nessas regiões (veja abaixo).

Reunião

A reunião na manhã desta segunda-feira (02) com representantes da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) tinha como pauta dois pontos principais. Um deles dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento e custeio para a realização de partos normais nas maternidades e o outro institui e define o incentivo financeiro ao programa de Telessaúde em todo o Brasil.

Confira as melhorias previstas pela Rede de Urgência e Emergência nas Regiões Norte, Central e Sul

Região Norte - 14 Municípios

52 de clínica médica
50 de UTI
60 para pacientes crônicos

Portas de entrada de urgência
02 hospitais serão porta prioritária na rede de urgência e emergência da Região Norte
Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus
Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, Barra de São Francisco

UPA
02 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) serão construídas, 01 em Nova Venécia e 01 em São Mateus

Salas de estabilização
06 salas de estabilização serão instaladas em prontos-atendimentos municipais (Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Mucurici, Pedro Canário e Pinheiros)

Melhor em Casa
18 equipes de atenção domiciliar do programa “Melhor em Casa”, do governo federal, serão implantadas na Região Norte.

Samu 192
Será implantada uma Central do Samu 192 em São Mateus que coordenará as ambulâncias que cobrirão tanto a região Norte como a Central.
Norte – 12 ambulâncias de suporte básico e 04 de suporte avançado
Central – 19 ambulâncias de suporte básico e 03 de suporte avançado

Região Central –18 municípios

73 de clínica médica
56 de UTI
45para pacientes crônicos
05 de unidade coronariana

Portas de entrada de urgência
04 hospitais serão porta prioritária na rede de urgência e emergência da Região Central
Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina
Hospital São Camilo, em Aracruz
Hospital Fernando Serra, São Gabriel da Palha
Hospital Geral de Linhares

01 Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) será construída em Aracruz

Salas de estabilização
03 salas de estabilização serão instaladas em prontos-atendimentos municipais (João Neiva, Rio Bananal e Mantenópolis)

Melhor em Casa
12 equipes de atenção domiciliar do programa “Melhor em Casa”, do governo federal, serão implantadas na Região Central.

Samu 192
19 ambulâncias de suporte básico e 03 de suporte avançado serão coordenadas pela central do Samu 192 instalada em São Mateus.

Região Sul – 26 municípios

40 de clínica médica
60 de UTI
75 para pacientes crônicos
10 para unidade coronariana

Portas de entrada de urgência
4 hospitais serão porta prioritária na rede de urgência e emergência da Região Sul
Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim
Hospital Evangélico de Itapemirim
Santa Casa de Guaçuí
Hospital Estadual São José do Calçado

UPA
01 Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) será construída em Cachoeiro de Itapemirim

Salas de estabilização
04 salas de estabilização serão instaladas em prontos-atendimentos municipais (Apiacá, Iconha, Iúna e Mimoso do Sul)

Melhor em Casa
18 equipes de atenção domiciliar do programa “Melhor em Casa”, do governo federal, serão implantadas na Região Sul.

Samu 192
Será implantada uma Central do Samu 192 em Cachoeiro para atender os 26 municípios da Região, com 22 ambulâncias de suporte básico e 03 de suporte avançado

Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br