14/07/2008 10h59 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Mostra interativa HumanizaSUS vai até esta terça (15) na Assembléia Legislativa

Esta terça-feira (15) é o último dia de exposição da mostra interativa “HumanizaSUS, o SUS que dá certo”, que acontece desde o dia 25 de junho, no Plenário Dirceu Cardoso da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória. O espaço funciona das 8 às 18 horas. A entrada franca.

A exposição foi elaborada como parte das comemorações dos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos cinco anos da Política Nacional de Humanização (PNH). É uma realização do Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção a Saúde e da Política Nacional de Humanização (PNH), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Nas quatro salas da mostra, há uma combinação de textos, sons, imagens, arte e tecnologia, que convidam o visitante a conhecer melhor a história do SUS e a participar de sua construção cotidiana.

É possível ainda conferir um “túnel do tempo”, que retrata a trajetória do SUS, além de ambientes em que são reproduzidas falas gravadas pelos consultores da PNH, que explicam sobre o trabalho do HumanizaSUS. Além disso, há depoimentos de usuários do SUS, pelos quais são relatadas experiências bem-sucedidas de várias partes do País.

Num dos ambientes, o visitante da mostra pode gravar o seu próprio depoimento em som e imagem, deixando registrada a sua contribuição para a construção de novos modos de fazer saúde no Brasil. Há também uma série de jogos eletrônicos com os quais o visitante pode interagir e conhecer a Política Nacional de Humanização.

Segundo a técnica da equipe de Humanização da Saúde da Sesa, Márcia Forrechi, a mostra é uma excelente oportunidade para a população conhecer o SUS que dá certo. Um sistema de saúde que, apesar dos problemas que enfrenta, é eficiente e possui experiências exemplares.

“O visitante vai conferir as experiências inovadoras do SUS pelo Brasil. Por meio da interação, a pessoa vai conhecer a noção de rede traduzida em forma de colméia. É muito interessante, porque o visitante participa como co-autor da exposição. Vale a pena conferir a mostra”, falou Márcia.

Depois de Vitória, a mostra interativa HumanizaSUS segue para outras capitais brasileiras. A programação será divulgada em breve no site do Ministério, www.saude.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard