Mulheres podem doar leite materno sem sair de casa
Atualmente, existem apenas 15 mães doadoras, que retiram ao todo 18 litros por semana. Mas, para atender os bebês internados, principalmente os que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neo- Natal (Utin), é necessária uma média de 35 litros semanalmente. Algumas mães que estão com os filhos hospitalizados também doam. Dessas, são obtidos aproximadamente 3 litros/semana.
As mães que quiserem doar podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (27) 3380-9493. Para se cadastrar como doadora, também não é preciso sair de casa. Basta ligar, e a equipe vai à residência, analisa os exames do pré-natal e busca o leite. O banco funciona todos os dias, das 8 às 17 horas.
O Corpo de Bombeiros, principalmente as bombeiras, revezam a realização da coleta com a equipe do hospital. Ao final de cada dia de atividade, levam todo o material até o banco de leite. Além do banco do Himaba, os bombeiros também têm parceria com os outros hospitais da Grande Vitória.
A agente de saúde Irinéia Rodrigues da Silva está retirando leite para o seu bebê, internado na Utin do Himaba com icterícia. “Sei da importância do leite materno. Muitas crianças precisam e não têm. Já que eu tenho de sobra, por que não doar?”, pondera.
Contaminação
Mas atenção, o bebê não deve mamar em outra mulher, devido o risco de contaminação de doenças transmissíveis, como a Aids. Todo leite doado passa pelo processo de pasteurização, ou seja, é colocado a uma temperatura de 62,5 ºC durante 30 minutos, o que neutraliza as transmissões de vírus. Depois disso, ainda é feito teste para controle de qualidade, como gordura, acidez e avaliação de qualquer contaminação. Por último, é armazenado e distribuído para os bebês internados na Utin.
A coordenadora do Banco de Leite, Drª Rosa Albuquerque, faz um apelo para que as mães se conscientizem a doar. “A solidariedade das mães que tem excedente de leite pode salvar muitas vidas, não traz prejuízo nem para as mães nem para o bebê. Há mães que jogam o leite fora, enquanto o estoque do hospital está vazio, por não saber da facilidade de doar. Não precisa vir ao banco, nós buscamos”, ressalta.
A dona-de-casa Adriana Benedito da Silva, 25 anos, dá o exemplo do que é solidariedade. Começou a doar quando a filha, hoje com cinco meses, tinha apenas 10 dias de vida, e não fica uma semana sem retirar o leite. “Muitas crianças ficam internadas e a mãe não pode amamentar, então tento ajudar como posso. A equipe do hospital me contou que eu podia doar de casa, por isso continuei. Se eles não viessem aqui, seria muito difícil, por causa do custo e do tempo”, explica.
Técnicas para a retirada do leite:
1. Massageie as mamas com a polpa dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura) para o corpo.
2. Coloque o polegar acima da linha onde acaba a parte escura do peito e os dois primeiros dedos abaixo. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Tente aproximar a ponta do polegar com os outros dedos, até sair o leite.
3. Despreze os primeiros jatos. Em seguida, abra o vidro e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
4. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a ordenha, feche bem o vidro.
5. Para completar o volume de leite do frasco que já está no congelador, utilize um copo de vidro previamente esterilizado (fervido 15 minutos) e seco (escorra em um pano limpo).
6. Coloque o leite recém coletado sobre aquele já armazenado no freezer ou congelador. Guarde imediatamente.
7. Esse procedimento deve ser repetido até faltar aproximadamente dois dedos para encher o frasco.
8. Anote na tampa a data que iniciou a coleta e guarde o vidro no congelador da geladeira ou no freezer. Antes de completar 15 dias do início da coleta, entre em contato com o banco de leite.
9. Todo leite coletado e doado é analisado, pasteurizado e submetido a controle de qualidade.
Instruções para a doação:
* Lave as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão em abundância;
* Lave o peito apenas com água antes de iniciar a coleta;
* Seque as mãos e as mamas com toalha limpa;
* Reserve um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite;
* Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias;
* Evite conversas durante a retirada do leite.
Outros hospitais do Espírito Santo onde a coleta de leite é feita:
- Hospital Dório Silva – (27) 3138-8905
- Santa Casa de Misericórdia – (27) 3322-0074/ Ramal 246
- Hospital da Polícia Militar – (27) 3132-1618
- Hospital das Clínicas – (27) 3335-7377
- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – (28) 3521-7045
- Hospital São José, em Colatina – (27) 3722-4977
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga
lorenafraga@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br