03/09/2012 14h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Multivacinação: mais de 146 mil crianças compareceram aos postos de saúde

Termina nesta segunda-feira (03) o prazo dado pelo Ministério da Saúde (MS) para abastecimento do sistema com dados da Campanha Nacional de Multivacinação. No Espírito Santo, 146.338 crianças menores de cinco anos de tiveram sua caderneta de vacinação avaliada e 32.999 receberam pelo menos uma dose, o que representa uma cobertura de 22,55%.

O número é considerado bom pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Esse dado é importante, pois mostra que se houve menos crianças para tomar vacina significa que havia mais delas com o cartão em dia”, analisa a coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Marta Casagrande.

No Brasil, por exemplo, 5.742.219 crianças compareceram aos postos de saúde, sendo 1.906.842 imunizadas, um índice de 33,21%. Em outras palavras, mais pessoas precisaram ter o cartão de vacinação atualizado.

No Estado, há um total estimado de mais de 250 mil crianças menores de cinco anos e que, portanto, poderiam ter comparecido aos postos de vacinação. Mas a coordenadora pondera. “Essa é a primeira que essa Campanha é realizada, ela vai passar a fazer parte do calendário vacinal todos os anos e as pessoas vão se acostumando. Vale ressaltar que não há meta de vacinação”, completa. Durante a Campanha, os capixabas receberam mais um total de 57.201 doses de vacina.

A Campanha

O objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação é estimular que pais e responsáveis levem as crianças com menos de cinco anos de idade para terem a caderneta de vacinação avaliada e atualizada nas unidades de saúde.

A ação marcou a entrada de duas novas vacinas no calendário de vacinação: a pentavalente – que em uma única aplicação protege contra cinco doenças, substituindo a tetravalente – e a vacina contra a poliomielite administrada via injeção – que usa o vírus inativado (morto) em sua composição. As gotinhas serão mantidas a partir da terceira dose.

Tipos de vacina e doenças prevenidas

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus tipo b – bactéria que causa meningite;
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Tríplice Bacteriana: protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
Poliomielite: protege contra a pólio;
Hepatite B: protege conta a hepatite B.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tel.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard