26/10/2009 07h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Mutirão de Cirurgias da Sesa atendeu aproximadamente 400 pacientes neste sábado (24)

A Secretaria de Estado da Estado (Sesa) realiza, neste sábado (24), mais uma etapa do ‘Mutirão Estadual de Cirurgias Eletivas’. Aproximadamente 400 pessoas de todo Espírito Santo compareceram à Santa Casa de Misericórdia de Vitória, onde serão atendidos pacientes que precisam de cirurgia de hérnia e de vesícula biliar. Eles serão consultados, farão exames e alguns já farão a cirurgia e outros sairão do hospital com a cirurgia agendada.

A Sesa tem investido fortemente nos Hospitais Filantrópicos e a realização dos mutirões é fruto de uma destas parcerias. As ações começaram 7h15 e se estenderão até às 17 horas. Estiveram presentes o subsecretário de Estado da Saúde, Francisco José Dias, a gerente Estadual de Regulação, Maria Gorete Casagrande, a superintendente regional de Saúde, Luciléia Eller , o provedor da Santa Casa, Pedro Benevenuto, a diretora técnica, Isabel Cristina Andreata, entre outros.

“Hoje, os pacientes que precisam de cirurgia de hérnia e de vesícula biliar serão consultados, farão exames e três serão operados. Mas todos que tenham indicação cirúrgica sairão com a data da cirurgia agendada. Já fizemos muita coisa e vamos continuar fazendo ainda mais. Este é o décimo primeiro mutirão e até o final do ano vamos fazer mais de 20”, disse o secretário de Saúde, Anselmo Tozi.



O paciente José Cláudio de Menezes, de Vila Velha, participou do Mutirão. “Estou muito feliz em ser contemplado com esta ação da Secretaria. Fiz cirurgia de próstata há alguns meses e agora preciso fazer a de hérnia. Estou com todos os exames prontos e hoje vou saber quando farei a cirurgia”, disse.

Já Antonia Afonso, de Baixo Guandu, tem indicação médica para cirurgia de vesícula. “Já fiz minha consulta, medi minha pressão e mostrei os exames que já realizei. Está tudo certo. É só agendar a cirurgia. Estou muito satisfeita com a qualidade do atendimento e a oportunidade que estou tendo de fazer pelo SUS”, falou.

O objetivo dos Mutirões de Cirurgias Eletivas é acabar com a demanda reprimida de procedimentos não urgentes no Espírito Santo. Trata-se de uma ação emergencial acordada entre a Sesa e os prestadores de serviço, para dar resposta rápida ao cidadão que aguarda cirurgia. A iniciativa também possibilitará que se tenha uma idéia exata da fila expectante, já que muitas indicações ficam retidas na origem.

Mutirões

Com um investimento total de R$ 8,6 milhões, até o final do ano serão realizados mutirões abrangendo 10 especialidades, beneficiando mais de seis mil pessoas, que passarão por 5.500 atendimentos entre consultas, exames e as próprias cirurgias.

A primeira etapa foi realizada em março deste ano, no Hospital das Clínicas de Vitória, onde houve aproximadamente 800 atendimentos para cirurgias gerais e ginecológicas. Nesta mesma unidade, também foi feito o Mutirão de Revisão de Marcapasso, em abril.

O último mutirão aconteceu no dia 19 de setembro, no Hospital Evangélico de Vila Velha, ao qual mais de 500 pessoas com um problema na visão, conhecido como retinopatia diabética, compareceram.

Como funciona o atendimento:

1) O paciente deve procurar a Unidade de Saúde de seu município;
2) A Unidade de Saúde encaminha o pedido para Agência Municipal de Agendamento (AMA), que é avaliado por especialista;
3) O pedido segue para a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados das superintendências regionais de saúde;
4) Autorizada, a solicitação retorna para a AMA, que realiza o agendamento.

Além disso, nos mutirões, todo paciente com indicação cirúrgica pode buscar o atendimento, sem ser necessário agendamento prévio. Para isto, é necessário comparecer no local, portando os documentos pessoais, cartão SUS, exames e indicação cirúrgica.

Confira os próximos mutirões:





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Fernanda Porcaro/Karlla Hofmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard