06/11/2013 07h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Nasce primeiro bebê na Maternidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

A paciente Edilamara Pinheiro, 39 anos, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves ganharam bebê nesta segunda-feira (04). A mamãe comemora hoje o seu aniversário na Maternidade de alto risco. Já o hospital realizou o primeiro parto no primeiro dia de funcionamento do setor. De presente, o pequeno Marcelo Pinheiro, que nasceu por volta das 12h, com cerca de 03 kg e saudável.

Edilamara estava calma, mas não conseguia esconder um pouco da ansiedade para o nascimento do terceiro filho. “Hoje é meu aniversário e de presente de Deus ganho o Marcelo. Nem tive tempo de avisar o meu marido, ele está no trabalho e ontem mesmo brincava comigo que o bebê estava demorando para nascer. Estou muito feliz e não imaginava que logo o meu filho seria o primeiro recém-nascido do hospital, que me recebeu e atendeu tão bem”, comemora.

De acordo com a médica Sônia Lyra, a paciente foi encaminhada pelo Ambulatório Médico de Especialidades (Ames) da Serra por ter apresentado um quadro de hipertensão. “Dona Edilamara chegou à Maternidade do Hospital Dr. Jayme Santos Neves referenciada pela Ames com o quadro de hipertensão enquanto fazia exame de pré-natal, mas passava bem. Nossa equipe a acolheu prontamente e demos início aos procedimentos do parto. O bebê está saudável e a mamãe recupera-se bem. É o nosso primeiro recém-nascido neste hospital que é o maior e mais moderno do Espírito Santo”, explica a doutora.

Maternidade de alto risco

Os serviços da maternidade de alto risco do Hospital Estadual Dório Silva passaram a funcionar no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves nesta segunda-feira (04). A nova maternidade, inaugurada na última sexta-feira (01) durante solenidade na unidade, continua referência para gestantes de alto risco, mas em um ambiente moderno e com acolhimento mais humanizado, contando com 60 leitos e suporte de 40 acomodações da UTI Neonatal, somados a projetos como o Hospital Amigo da Criança, Projeto Cegonha, Mãe Canguru, reuniões com as mães, acolhimento materno com classificação de risco, testes do coraçãozinho e olhinho.

Além destes a mãe e o bebê contarão com triagem auditiva, banco de leite, follow up da puérpera, curso de gestante em parceria com as Unidades Básicas, registro do recém-nascido no hospital (cartório) e presença do acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou aos 78 municípios capixabas o novo fluxo de atendimento a fim de evitar futuros encaminhamentos equivocados. Mesmo assim, há preocupação com as demandas espontâneas. Portanto, a orientação é que gestantes com gravidez de alto risco fiquem atentas à data de mudança da maternidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99933-2545
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard