13/03/2008 05h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

No Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (13), prevenção é a palavra-chave

Nesta quinta-feira (13), é comemorado o Dia Mundial do Rim, data convencionada pela Sociedade Internacional de Nefrologia. Existem vários problemas de saúde relacionados ao órgão e, muitas vezes eles são assintomáticos. Para evitar futuras complicações, a orientação é que todas as pessoas façam exames de prevenção. Eles são simples estão à disposição de todos.

Os rins são órgãos duplos que atuam como o filtro do corpo humano, pois eles separam as substâncias que necessitam ser excretadas (para evitar intoxicações), daquelas que precisam ser absorvidas. Além disso, eles são responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico, que nada mais é do que o equilíbrio da água e de outros elementos que compõem o sangue, como o sódio e o potássio.

Segundo o nefrologista e diretor-técnico da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nilson Mesquita, é comum a manifestação de doenças ligadas ao rim em todas as partes do mundo. Ele alerta que as mais comuns são a diabetes e a hipertensão arterial que, se não controladas corretamente, podem evoluir para insuficiência renal.

Portanto, de acordo com o nefrologista, como a maioria das doenças relacionadas aos rins são assintomáticas, o melhor modo de evitá-las é a prevenção. Os dois melhores indicadores, nesse caso, são a dosagem da creatinina sérica e o Exame de Urina Simples (EAS). Os procedimentos são oferecidos nas unidades básicas de saúde (UBS) e, além de simples, são acessíveis financeiramente para quem optar pela iniciativa privada.

Caso seja identificado algum problema, as UBS encaminham os pacientes para os ambulatórios de tratamento, como os do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano e de Vila Velha. Para pessoas com insuficiência renal crônica dialítica, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, no Espírito Santo, de 16 hospitais e clínicas conveniados onde são feitas Terapias Renais Substitutivas (THS).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard