26/10/2007 15h59 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

No mês da nutrição, Sesa alerta para alimentação saudável

No mês dedicado à nutrição, outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção de municípios e da população em geral para os benefícios de uma alimentação saudável. O alerta foi feito por meio da divulgação do material educativo “10 Passos para uma Alimentação Saudável”, elaborado pela equipe do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição.

O material pode ser seguido por qualquer pessoa acima de dois anos. São dez dicas simples, mas que farão a diferença na alimentação de toda a família, reduzindo o risco de várias doenças ligadas aos hábitos alimentares, como obesidade, colesterol, doenças do aparelho digestivo, diabetes, hipertensão, entre outras.

Marcha

Os trabalhos de incentivo à alimentação saudável foram intensificados desde o início do mês pela Sesa e municípios. Na Semana Mundial da Nutrição, de 14 a 20 de outubro, a Secretaria participou da 1º Marcha Estadual Contra a Fome, realizada no dia 20, com saída da sede da Prefeitura de Vitória e chegada no Parque Moscoso.

O evento teve como objetivo sensibilizar a opinião pública para o combate à fome, principalmente a infantil, e reuniu profissionais da área de saúde de vários municípios. A Sesa contou com a representação da coordenadora do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição, Simone Daher.

“A marcha marcou o início de mais uma ação que tem tudo para dar certo e que vai consolidar nossa principal meta - garantir a segurança alimentar e nutricional no Estado”, destacou Simone.

Combate à fome

A Semana Mundial da Alimentação deste ano teve como tema “O Direito à Alimentação”. Durante o período de 14 a 20 de outubro, o mundo voltou a sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam cerca de 800 milhões de pessoas. A data é comemorada há 27 anos e lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945.

Confira os dez passos para uma alimentação saudável

1 - Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Procure come-las de três a cinco vezes ao dia
As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coma pelo menos quatro colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) duas vezes ao dia, no almoço e no jantar.

2 - Coma feijão com arroz
A combinação perfeita. A preparação típica brasileira, feijão com arroz, é uma combinação alimentar saudável e completa em proteínas.

3 - Reduza o consumo de alimentos gordurosos para no máximo uma vez por semana
Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, frituras e salgadinhos para no máximo, uma vez por semana. Prefira os alimentos assados ou grelhados. Dê preferência aos óleos vegetais, azeites e margarinas, livres de ácidos graxos.

4 - Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa
As crianças e os adultos não precisam de mais que uma pitada de sal por dia. Não coloque saleiro na mesa. Assim você evita colocar mais sal na comida pronta. Evite alimentos enlatados, mortadela, salsicha, lingüiça, presunto entre outros.

5 - Faça três refeições e dois lanches ao dia. Evite ‘beliscar’ e não pule as refeições
Para garantir a saúde, faça pelo menos, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches. Para lanches prefira frutas, leite desnatado ou iogurte natural. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Coma devagar, mastigue bem e evite ver televisão durante as refeições.

6 - Reduza o consumo de açúcar
Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar, para no máximo, duas vezes por semana. O consumo freqüente e em grande quantidade de açúcar aumenta o risco de doenças como obesidade e diabetes. Para sobremesas, prefira frutas da estação.

7 - Evite o consumo diário de álcool e refrigerantes
De preferência aos sucos de frutas naturais. E não esqueça de que a água é a melhor bebida. Beba no mínimo dois litros de água por dia, de preferência entre as refeições.

8 - Coma diariamente cinco a seis porções de cereais, tubérculos e raízes
Esses alimentos são as principais fontes de energia. Coma arroz, farelos, pães e massas, preferencialmente na forma integral, que são importantes fontes de fibra, vitaminas e minerais.

9 - Mantenha seu peso dentro dos limites saudáveis
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método fácil onde qualquer pessoa pode obter a indicação, se esta abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.

IMC CLASSIFICAÇÃO
<18,5 Baixo peso
18,5 A 24,9 Peso ideal
25,0 A 29,9 Sobrepeso
30,0 A 39,9 Obesidade
35,0 A 39,9 Obesidade grau 2
>40,0 Obesidade Mórbida
* Risco de Morte

IMC = PESO (Kg)
Altura (m) x Altura (m)

10 - Seja ativo, pratique atividade física
Faça 30 minutos de exercícios físicos diariamente. Dê preferência às atividades que lhe dêem prazer. Atenção: consulte um especialista antes de começar qualquer atividade física.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Manuella Siqueira e Leandro Tedesco
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
leandrotedesco@saude.es.gov.br
(27) 3137-2378/2307/9969-8271/9943-2776/9983-3246
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard