12/11/2009 12h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Norte do Estado terá coleta externa de sangue a partir deste sábado (14)

A partir deste mês, o Hemocentro de São Mateus, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai dar início à coleta externa de sangue. A cada mês, uma equipe da unidade realizará a ação em um dos 11 municípios do Norte do Estado que são atendidos pelo banco de sangue. A ação inaugural será realizada em caráter experimental, no sábado (14), em Nova Venécia.

O Hemocentro espera que as ações externas aumentem as doações de sangue em 30%. Atualmente, há uma média de 20 doadores por dia no local, o que rende mensalmente de 350 a 400 bolsas de sangue. “Além disso, queremos facilitar o acesso da população dos municípios distantes à unidade de coleta, assegurando o abastecimento de sangue, já que muitas pessoas deixam de doar por causa de dificuldades com o transporte”, afirma a coordenadora da Coleta Externa do Hemocentro de São Mateus, Márcia Morandi.

Segundo ela, após o primeiro dia de ação externa, será feita uma avaliação geral do serviço. “Vamos verificar se o projeto deve ser executado da forma que foi pensada ou se precisa de adaptações e melhorias para serem implementadas nas próximas ações”, adianta a coordenadora.

A segunda coleta externa está marcada para o próximo dia 05 de dezembro, em Pinheiros. Em janeiro, a ação será realizada em Boa Esperança. Além dos municípios anteriormente citados, também são atendidas pelo Hemocentro as seguintes localidades: Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo e Vila Pavão.

Para que a coleta externa fosse possível, o Hemocentro realizou parceria com todos os municípios, que ficaram responsáveis por disponibilizar local para a realização da coleta e pelos materiais, como mesas, cadeiras, geladeira e lanche para os voluntários.

Para doar

Além de boa vontade, para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. Além disso, os voluntários também devem portar um documento de identidade com foto. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Em cada doação, é abastecida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Cada bolsa pode salvar até três vidas porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Serviço:

Hemocentro de São Mateus inicia coleta externa de sangue
Data: sábado (14)
Hora: das 8 às 17 horas
Local: Hospital São Marcos, Rua Paraná, 164, Beira Rio, Nova Venécia

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard