14/05/2012 06h24 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Nova maternidade inaugurada pelo Governo do ES em Itapemirim fará 150 partos por mês

O Governo do Estado garantiu aos Itapemirinenses uma Unidade Materno-Infantil com 48 leitos, dos quais, 46 são para internação e dois para observação, atendimento a gestantes 24 horas com equipe de obstetra, pediatra e anestesistas, duas salas de cirurgia, duas para parto normal, salas de ultrassonografia e mamografia, berçário, além de uma enfermaria pediátrica com cinco leitos para atender a crianças com até doze anos idade.

Com capacidade para realizar 150 partos por mês, a nova maternidade funcionará no segundo piso do Pronto-Atendimento do município, construído por meio de um convênio entre Estado e município.

"Nossa prioridade é fazer os serviços do Estado chegarem aos mais necessitados e, neste caso, estamos garantindo um parto seguro a mulheres e crianças de diversos municípios da Região, como Piúma, Rio Novo do Sul, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, com uma abragência de 200 mil habitantes", afirmou o governador.



A nova unidade começa a funcionar a partir de terça-feira (15). Com isso, o atendimento atualmente realizado no Hospital Santa Helena será transferido para o Hospital Menino Jesus. O gerenciamento do serviço, assim como já ocorre no PA, ficará a cargo do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e o investimento chega aos R$ 3.140.000,00 (obras do PA e Unidade Materno-infantil).

“A Unidade Materno-infantil do Hospital Menino Jesus é extremamente qualificada e vai ser uma referência não só para Itapemirim mas para todas as pessoas que moram na Região Sul do Estado. Todos os equipamentos comprados são de primeira linha e a capacidade de realizar partos será de 150 procedimentos por mês. Esse investimento é importante para reduzir os índices de mortalidade tanto materna quanto infantil”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.

Marino anunciou, ainda, que o hospital é um dos que vão fazer parte da Rede Bem Nascer no Estado. O projeto vai ser implantado até o segundo semestre deste ano e segue a linha da Rede Cegonha, programa nacional lançado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff que garante a mulheres e crianças um atendimento mais humanizado e de qualidade, desde o início da gravidez até o nascimento do bebê.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard