16/08/2013 14h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Novos voluntários do Hospital Estadual Central recebem capacitação

Eles partilham seu tempo a serviço do bem, a fim de confortar e auxiliar o próximo. Atualmente o voluntariado do Hospital Estadual Central (HEC), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), conta com 19 voluntários de diversas denominações religiosas, que nos dias 14 e 15 de agosto, 21 novos voluntários receberam treinamento para reforçar esse quadro.

Essa é a 7º turma de capacitação para novos voluntários, cujo treinamento foi coordenado pela assistente social do HEC, Karina Albino Araújo, dado pela psicóloga Juliana Archanjo. Além disso, o capelão da Associação Luterana de Assistência Social, pastor Danilo Fach, e a capelã Elizabeth Pavão participam desde a primeira turma das atividades do voluntariado do HEC e da capacitação, abordando a Ética na Visitação Religiosa e o Perfil do Visitador em Assistência Espiritual.

Durante o treinamento, que teve carga horária de 6 horas, foram discutidos temas como apresentação da estrutura e funcionamento do HEC; perfil emocional da comunidade hospitalar; a ética na visita religiosa; psicologia do enfermo; infecção hospitalar e os objetivos gerais, atividades, direitos e deveres do voluntário.

“Nosso objetivo é mostrar aos novos voluntários como proporcionar bem-estar socioespiritual aos pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores, ajudar os pacientes a enfrentarem a doença com coragem e esperança e como relacionar-se com as diferentes tradições religiosas, num diálogo que respeite a liberdade de consciência. Além disso, os voluntários são muito importantes na assistência aos familiares no momento do luto e por isso é necessário que estejam preparados”, explicou Karina Albino.

A dona de casa Zulma Bermonde Alvarenga, 59 anos, está bastante animada com seu primeiro trabalho voluntário. “Há seis meses faço visitas aos pacientes para dar apoio, conversar e orar. É uma ajuda muito grande tanto para os pacientes quanto para nós, pois sei que estamos fazendo o bem para essas pessoas”, contou. Ela disse ainda que recomenda o trabalho voluntário e deu uma dica para aqueles que estão indecisos em iniciar a atividade. “Comece, venha a primeira vez. Esse será o pontapé inicial, como eu fiz. E pretendo continuar até os 100 anos”, disse.

Atividades

Os voluntários atuam na visitação leito a leito, campanhas, suporte aos colaboradores, amparo no luto, celebrações religiosas, capelania pós-alta hospitalar, projeto Alta com Acessibilidade, entre outras funções. O gerenciamento das atividades é feito por meio do Termo de Adesão para prestação de serviço voluntário e regência do regulamento interno do Hospital.

Quero ser voluntário, o que devo fazer?

Pessoas acima de 18 anos que tenham interesse e disponibilidade podem desenvolver trabalho voluntário no Hospital, exceto os colaboradores do HEC. Para isso, basta entrar em contato com a assistente social pelo telefone (27) 3636 – 4749 ou pelo e-mail projetosocial@hec.org.br e inscrever-se para as próximas capacitações.

“O voluntariado desenvolvido com responsabilidade, respeito e excelência trazem benefícios significativos para a comunidade hospitalar e para a sociedade em geral”, destacou Karina Albino.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Roberta Duarte
Cel.: (27) 9227-1031
Tel.: (27) 3636-4733
comunicacao@hec.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard