02/06/2009 08h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

O Banco de Leite do Hospital Dório Silva (HDS) está com estoque baixo e precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Dório Silva (HDS) está com estoque baixo de leite e precisa captar novas doadoras. Normalmente, o banco conta com 20 doadoras, que abastecem a instituição semanalmente. Agora, apenas 10 pessoas estão cadastradas. Dentro de pouco tempo, o leite já captado não será suficiente para suprir a necessidade dos bebês internados na instituição.

“Precisamos captar novas doadoras, com urgência. Ainda não está faltando leite, mas o estoque está muito baixo”, afirmou a coordenadora Regina Costa. Segundo ela, a captação pode s er feita no hospital ou em casa. No primeiro caso, basta a doadora comparecer ao Dório Silva e procurar o Banco de Leite.

Se a pessoa não puder ir até lá, três vezes por semana (terças, quintas e sextas-feiras) o HDS disponibiliza um carro responsável por passar na casa das mulheres para a coleta. Em ambas as situações, deve ser marcado um horário pelo telefone 3138-8905, por onde são passadas todas as informações necessárias.

Para ser doadora, a mãe deve ser saudável, estar com excesso de leite e não fazer uso de medicamentos. A extração é fácil, pode ser feita manualmente e, de acordo com Regina, todas as mulheres que ligam para o hospital para marcar um horário, recebem instruções para retirar o leite (leia o quadro abaixo).

Na primeira vez, as doadoras devem prender o cabelo e usar uma proteção no nariz e na boca no momento da extração. No entanto, quando o carro do hospital passar para recolher o leite, os enfermeiros deixam máscaras, toucas e vidros estéreis com as mães.

Para conservar o alimento, ele deve ser armazenado e refrigerado. O leite cru dura até 12 horas na geladeira ou 15 dias no freezer. O pasteurizado pode ser congelado por seis meses ou mantido por 24 horas na refrigeração.

O Banco de Leite do HDS é referência estadual, pois é responsável pela capacitação de profissionais para trabalhar na área ou na organização de outros bancos. Além disso, na unidade, são feitas a coleta e a pasteurização, além da distribuição do leite entre os recém-nascidos.

Instruções para a doação

* Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou maionese);
* Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco) em uma panela cobrindo todo o vidro com água, por 5 minutos (tempo contado a partir da fervura);
* Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna dele;
* Lave as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão em abundância;
* Lave o peito apenas com água antes de iniciar a coleta;
* Seque as mãos e as mamas com toalha limpa;
* Reserve um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite;
* Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito
cheias;
* Evite conversas durante a retirada do leite.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard