18/11/2004 16h39 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

O município no SUS foi debatido no Gestão das Cidades

Os prefeitos eleitos conheceram, na manhã desta quinta-feira (18), suas responsabilidades perante o gerenciamento da saúde pública em nos municípios. O assunto foi um dos temas no segundo dia do seminário Gestão das Cidades – Desafio para as novas Administrações, promovido pelo Governo do Estado.

O tema foi abordado pelo secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua; pelo representante do Ministério da Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, e pelo secretário de Saúde de Colatina, José Tadeu Marino.

Cipriano destacou os avanços do Governo Federal desde a criação do SUS e fez uma comparação com o atendimento prestado antes de sua implantação. Além disso, informou que o Brasil está na vanguarda da saúde, “com um sistema de atendimento universal, sem distinção de qualquer espécie, visto nas Américas apenas em mais três países, Canadá, Cuba e Costa Rica”.

Scárdua fez uma apresentação de orientação, destacando os pontos da legislação “que poucos lêem”. Informou aos prefeitos eleitos sobre os avanços do Governo Paulo Hartung, como o ingresso na Gestão Plena e o Plano Diretor de Regionalização da Saúde.

O secretário destacou a importância do evento que visa dar orientação aos novos prefeitos e reafirmar o compromisso de seriedade com os reeleitos. “Como o trabalho que estamos realizando tem participação importante das prefeituras, nada mais certo do que discutir os aspectos da política de saúde do governo federal e estadual”.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br