29/02/2008 05h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Obras da Farmácia Cidadã no CRE Metropolitano devem ser concluídas em março

Está prevista para a primeira quinzena de março a conclusão das obras de ampliação e readequação da farmácia do Centro Regional de Especialidades Metropolitano (CRE), em Cariacica. A reestruturação, orçada em R$ 57 mil, faz parte da implantação da Farmácia Cidadã, um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que tem o objetivo de melhorar o atendimento farmacêutico dos usuários da rede estadual de saúde pública.

Ao mesmo tempo em que são feitas as alterações no espaço físico, o ambiente passa por adaptações que abrigarão novas redes de computadores, elétrica e telefônica, que proporcionarão mais agilidade e conforto no atendimento ao cidadão. Além de serviços disponibilizados pela Internet e via telefone, a nova farmácia será climatizada.

Tão logo comece o funcionamento, previsto para junho, o local contará com uma recepção própria e setores de abertura de processo, entrega de formulário, fornecimento de medicamentos, Comissão de Farmacologia e Assistência (que analisa os processos), Assistência Social, Agência Municipal de Agendamento (AMA) e coordenação.

Haverá também as salas de estoque e de arquivo, que serão ampliadas. Ao final, a área construída da farmácia passará de 400 metros quadrados para 525 metros quadrados, o que possibilitará a melhor acomodação das quase 600 pessoas atendidas diariamente.

As outras farmácias

Os outros quatro locais de dispensação de remédios do Estado, que estão localizadas nos CREs de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, também passarão pela mesma transformação pelas quais passa o de Jardim América. O próximo passo então, será a construção de mais cinco farmácias.

Elas ficarão em Nova Venécia, Linhares, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Guaçuí. A escolha dos municípios levou em consideração a localização e a cobertura geográfica, já que haverá pelo menos um local de fornecimento de medicamentos em todas as microrregiões do Espírito Santo.

De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, Silvio Machado, a Farmácia Cidadã representará um novo conceito de farmácia e terá a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS. “O objetivo principal será facilitar e qualificar o acesso aos medicamentos excepcionais, inclusive para os moradores do interior do Estado”, explica ele.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha