22/08/2007 15h28 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Obras nos hospitais São Lucas e Dório Silva começam no próximo ano

Cerca de 100 pessoas participaram da apresentação do Projeto de Ampliação e Modernização da Rede Hospitalar Estadual, nesta quarta-feira (22), no Palácio da Fonte Grande. O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Anselmo Tose, de diversos representantes da área médica, conselhos regionais de medicina e de enfermagem, deputados estaduais, secretários municipais e outras lideranças regionais.

Na ocasião, houve uma exposição do Projeto Arquitetônico e de Perfilização do novo Hospital Dório Silva, do Hospital Central e de Duplicação e Reestruturação do Hospital São Lucas, que serão construídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Sáude (Sesa), com custo estimado de R$ 200 milhões. As obras serão realizadas em parceria com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

O secretário Anselmo Tose disse que os projetos dos hospitais representam o resultado do esforço em melhorar a qualidade e a oferta dos serviços de saúde de média e alta complexidade no Espírito Santo. "Com estes projetos arquitetônicos e de perfilização, estarão bem definidos os serviços que cada hospital vai prestar, e assim teremos racionalização dos custos, evitando superprodução. Com o Hospital Central, por exemplo, teremos a retaguarda para urgência e emergência, o que irá desafogar o São Lucas e o Dório Silva.

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Élcio Álvares, afirmou que a luta pela saúde é um esforço conjunto do Governo. "A construção destes hospitais é uma demonstração de como a saúde tem se desenvolvido", disse.

O Hospital Dório Silva, que hoje conta com 192 leitos, passará a ter 300. Destes, 186 serão de UTI. A área utilizada será de 29,5 mil metros quadrados. O novo Dório Silva estará situado 2,3 quilômetros depois do prédio atual. Deverá ficar pronto em três anos. O valor investido será de R$ 96,8 milhões.

O Hospital Central está sendo construindo em uma área de oito mil metros quadrados com investimentos de R$ 49,8 milhões, e vai possuir 164 leitos, sendo 25 de UTI. O perfil da unidade foi traçado para a realização de procedimentos de alta e média complexidade, como cirurgias neurológicas, ortopédicas, vasculares, toráxicas, otorrinolaringológicas e alguns exames como ecodoppler e tomografia computadorizada.

O Hospital São Lucas terá 181 leitos, com 55 de UTI. Atualmente o hospital conta com 162 leitos. Além disso, sua área será duplicada, passando dos atuais sete mil para 14,5 mil metros quadrados. O investimento previsto é de R$ 45,7 milhões.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br