07/11/2007 07h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Oficina alerta para a importância de expansão da rede de combate ao tabaco

No Espírito Santo, apenas 11, dos 78 municípios, são credenciados pelo Ministério da Saúde e já realizam trabalhos de atendimento a pessoas interessadas em abandonar o cigarro. Outros dois, Cariacica e Viana, estão se preparando para iniciar o atendimento. Vitória é o que possui maior número de unidades credenciadas e em funcionamento e já se prepara para ampliar este número. O tabaco é risco para várias doenças, como derrame, câncer e enfisema pulmonar, que atingem também os fumantes passivos.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, da Secretaria de Estado da Saúde, Cremilda Maria de Mello Silva, o número de unidades de saúde que trabalham com as pessoas que querem deixar de fumar é muito pequeno. É necessário ampliar a rede de combate ao tabaco, frisa ela, levando-se em consideração que o custo da prevenção é bem menor do que o do tratamento das doenças causadas pelo fumo.

O alerta foi feito nesta terça-feira (06), no primeiro dia das Oficinas Macrorregionais sobre Ambientes Livres do Fumo, realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no auditório da Prefeitura de Vitória.

O tabaco é um dos principais fatores de risco de câncer, entre outras doenças. Mesmo assim, o mundo tem cerca de 1,1 bilhão de fumantes, a maioria deles, 800 milhões, nos países desenvolvidos. No Brasil, estima-se que o tabaco faça parte da vida de cerca de 32% da população. O dado, preocupante, revela a importância de uma política de combate ao fumo em todas as esferas públicas.

Mais de 60 pessoas participaram da oficina. Entre os palestrantes do dia, estiveram a promotora do Ministério Público Estadual, Maria Clara Mendonça Perim; o chefe do Núcleo Estadual de Vigilância Sanitária, Marcos Alex Silva e a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, Cremilda Maria de Mello Silva.

Rede de atendimento

A promotora Maria Clara Mendonça Perim chamou a atenção dos técnicos para o fato de que apenas 11 dos 78 municípios capixabas são credenciados pelo Ministério da Saúde para atender e já tratam pessoas interessadas em abandonar o cigarro. Possuem unidades credenciadas os municípios de: Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Jaguaré, Domingos Martins, São Mateus, Linhares, Marilândia, São Gabriel da Palha e Marechal Floriano.

Segundo a Sesa, além deles, os municípios de Cariacica e Viana já foram credenciados e estão se preparando para atender à população. Já a Capital vai credenciar mais unidades de saúde para o tratamento de fumantes. Hoje, Vitória já tem seis unidades credenciadas.

É mais fácil e barato prevenir

Investir em ações de prevenção e de conscientização é mais barato e eficaz do que tratar pessoas que queiram abandonar o cigarro. Durante sua palestra, Cremilda Maria de Mello Silva ressaltou dados importantes: estima-se que o custo da prevenção do tabagismo varie US$ 20 a US$ 40 contra cerca de US$ 18 mil do tratamento.

E o pior: o fumo não atinge apenas os fumantes. Ele é fator de risco para várias doenças, que atingem também os fumantes passivos, como derrame, câncer e enfisema pulmonar.

Aliás, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Programação

As oficinas sobre ambientes livres do fumo acontecem até esta quinta-feira (08), e têm como objetivo preparar a rede municipal de vigilância sanitária para implantar ações de combate ao tabaco, fiscalizar e aplicar penalidades.

O público-alvo são os coordenadores do programa nos municípios e nas regionais de Saúde e Educação e os representantes das vigilâncias municipais.

O evento será realizado no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas, para as regiões: Macro Norte (06/11), Macro Centro (07/11) e Macro Sul (08/11). Informações: (27) 3137-2480 e (27) 3137-2473.

Confira o cronograma:

06/11 - Macro Norte:
Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Ecoporanga, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Pancas, Marilândia, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg e São Roque do Canaã.

07/11 - Macro Centro:
Ibatiba, Itaguaçu, Santa Teresa, Fundão, Laranja da Terra, Itarana, Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Vitória, Vila Velha, Brejetuba, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Viana, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta e Piúma.

08/11 - Macro Sul:
Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Castelo, Divino São Lourenço, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Apiacá, Iconha, Marataízes e Itapemirim.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha