24/01/2008 09h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Ônibus do Hemoes continua a coleta de sangue em Cariacica nesta quinta (24)

Nesta quinta-feira (24), a Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) coleta sangue, pelo segundo dia consecutivo, no município de Cariacica. Os voluntários devem comparecer à Escola de Soldados, no Bairro Santana, das 8 às 15 horas.

Na campanha desta quarta-feira (23), realizada na Unidade de Saúde do Bairro Operário, foram colhidas 20 bolsas de sangue. Apesar de o número estar abaixo da média, “o que vier é bem vindo”, ressalta a enfermeira do Hemocentro, Valdilene Tragnabo. Segundo ela, nesta quinta são esperadas 70 doações.

No sábado (26), será a vez da Igreja Universal, na avenida Nossa Senhora da Penha, Praia do Canto, Vitória. E para fechar o mês de janeiro, na próxima terça-feira (29), o ônibus do Hemocentro se dirige a Marechal Floriano, onde também será feito cadastro de medula óssea. As campanhas externas são realizadas a fim de reforçar o estoque do banco de sangue do Hemocentro, que anualmente sofre uma baixa sazonal entre os meses de dezembro e fevereiro.

Para doar, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde e ter, principalmente, vontade de ajudar. Não é necessário estar em jejum. Em cada doação é enchida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Cada bolsa pode salvar até três vidas porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

O ônibus do Hemocentro tem capacidade de coletar sangue de quatro pessoas por vez. Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem um questionário. Para isso, é preciso levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é feita uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se o voluntário estiver tomando algum medicamento, basta levar a receita para ser avaliada. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita três horas após a refeição.

As coletas externas

Além de facilitar para o doador, as coletas externas são importantes porque elas respondem por cerca de 30% de todo o sangue que compõe o banco do Hemoes. Na primeira coleta deste ano, realizada em Domingos Martins, no último sábado, foram coletadas 66 bolsas de sangue, um número considerado bom por Valdilene Tragnabo.

No ano passado, a Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo fez uma média de cem viagens e recebeu a doação de aproximadamente 7 mil voluntários espalhados por 52 instituições em 25 municípios capixabas.

As instituições públicas e privadas que tiverem interesse em fazer um trabalho de parceria com o Hemoes, podem obter mais informações por meio do telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia da Penha Sechim. O Hemoes funciona de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.

Veja as próximas visitas do ônibus do Hemoes em janeiro (todas as coletas externas são realizadas das 8 às 15 horas):

- Dia 26 (sábado): Igreja Universal, na Reta da Penha, Praia do Canto, Vitória;
- Dia 29 (terça-feira): Marechal Floriano, Centro (sangue e cadastro de medula).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha