20/02/2008 14h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Ônibus do Hemoes continua campanha externa em hotel na Praia da Costa nesta quinta (21)

A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), continua a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea nesta quinta-feira (21), em um hotel localizado na Avenida Antônio Gil Veloso, na Praia da Costa, em Vila Velha. As doações poderão ser feitas das 8 às 15 horas.

Na visita externa realizada nesta quarta-feira (20), no mesmo local, foram coletadas apenas 10 bolsas de sangue e feitos 13 cadastros de medula. O número poderia ser maior se não houvesse oito pessoas não aptas a doar. Espera-se que o número de voluntários nesta quinta seja maior.

No próximo sábado (23), o ônibus do Hemocentro viajará para Guarapari, onde será feita uma campanha de coleta de sangue e cadastro de medula óssea em uma faculdade. Ainda neste mês, a Unidade Móvel também vai a Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Cariacica.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula.

Em 2007 foram realizadas mais de 80 coletas externas em todo o Espírito Santo, o que permitiu o cadastro de mais de 15 mil doadores de medula óssea e mais de 41 mil doações de sangue. As visitas também contribuíram para a manutenção dos estoques de sangue do Hemoes, atualmente em queda.

Estoques de sangue em baixa

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são críticos para o estoque de sangue nos hemocentros de todo o País por causa do período de festas de fim de ano, férias e de Carnaval, quando os doadores costumam viajar. E é justamente nessa época que os hospitais mais precisam de sangue para atender o alto número de vítimas de acidentes de trânsito e da violência.

No Espírito Santo, o Hemoes já registrou queda no número de voluntários que procuram a unidade para doar sangue. Em dezembro, o Hemocentro contou com a colaboração de 2.214 voluntários aptos a doar sangue, contra os 2.883, em novembro.

“Para suprir a demanda dos hospitais, o Hemocentro precisa de 80 a 100 doações diariamente. Esse número vem caindo para 40 a 50 doações”, explica a coordenadora estadual de Captação Externa, Sâmia Shechim.

Por que doar sangue?

Doar sangue é rápido, fácil e seguro e deve ser uma ação voluntária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia. Cada doação pode ajudar até três pessoas, como pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas.

Para doar, basta estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50kg; não estar em jejum; e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável.

Confira o cronograma da Unidade Móvel neste mês:

- 23/02 – das 8 às 15 horas – Faculdade Doctum - Guarapari (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 26/02 – das 8 às 15 horas – Praça Central de Aracruz (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 27/02 – das 8 às 15 horas – Faculdade São Camilo – Cachoeiro de Itapemirim (coleta de sangue)

- 28/02 – das 12 às 17 horas – Cefetes, São Francisco – Cariacica (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch / Manuella Siqueira/ Marcos Bonn
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard