17/03/2011 11h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Pacientes com dengue devem ter atenção redobrada com a queda da febre

A febre é um dos principais sintomas da dengue. Ao menor sinal da alteração da temperatura do corpo é preciso procurar a unidade básica de saúde do município. No entanto, poucos sabem que a queda da febre pode não significar a melhora do paciente. É justamente nesta hora que os cuidados devem ser redobrados porque há mais chances de surgir os casos graves.

Para a infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Daniela Mill, maior parte das consequências graves causadas pela doença aparece em até 48 horas após o fim do quadro febril, quando já não se dá tanta atenção ao tratamento. Ela salienta que o período de piora é quando a febre diminui, entre o terceiro e quinto dias da doença.

A orientação é que no primeiro dia sem febre o paciente retorne à unidade de saúde para ser reavaliado pelo médico e detectar se há algum sinal de gravidade, como irritabilidade, sonolência, vômitos que não param, forte dor abdominal, tonteira, desmaio. O paciente também não sente vontade de urinar.

Passo a passo

Só há um jeito de saber se uma pessoa está com febre: usar o termômetro. Este pode ser de vidro ou digital, com ponta metálica, que deve ser colocada debaixo da axila por três minutos e apenas uma vez. Segundo a médica, caso a temperatura ultrapasse os 38º C, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da residência.

Daniela Mill ressalta que a febre pode surgir associada a outros sintomas, como dor cabeça, dor nos olhos, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas do corpo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard