Menu

SESA Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SESA - Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

Pacientes do Caps Moxuara terão produção exposta nesta quarta (24)

Publicado em: 23/08/2011 13h56 - Atualizado em: 23/08/2011 13h56
Pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Moxuara, em Cariacica, terão suas produções desenvolvidas nas oficinas terapêuticas expostas, na manhã desta quarta-feira (24), em evento promovido pela Faculdade Salesiana, que lembra o Dia do Psicólogo, no dia 27 de agosto. A mostra será realizada na antessala do auditório da instituição de ensino, na Avenida Vitória, na Capital.

Segundo a gerente do Caps Moxuara, Karen Pereira Arrivabene, a exposição tem a intenção de dar visibilidade às atividades feitas no local. “Fizemos uma parceria para apresentar o que é produzido nas oficinas de tapeçaria, boneca, mosaico, pintura, marcenaria, entre outros. Queremos divulgar o trabalho feito com estes pacientes e mostrar que podem ser inseridos na sociedade”, explica.

Atualmente, 203 usuários frequentam o Centro, que fica em anexo ao Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac). A assistência é feita por meio de equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, artista plástico, técnico e auxiliar em enfermagem e professor de educação física.

O Caps Moxuara é referência para portadores de transtorno mental grave, não atende, portanto, dependentes de álcool e outras drogas e nem crianças. Cada usuário tem programa terapêutico individual elaborado pelos profissionais. A partir disso, determina-se qual será a frequência do tratamento e as atividades que vai executar.

Os Centros de Atenção Psicossocial promovem o acompanhamento clínico e a reinserção social do paciente, dentro de um conceito alternativo aos hospitais psiquiátricos, incluindo o acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. As produções das oficinas terapêuticas podem ser adquiridas e toda a renda é revertida para seus integrantes.

Além do Caps Moxuara, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é responsável pela administração dos Caps Cachoeiro (no Sul do Espírito Santo) e Cidade (no CRE Metropolitano, em Cariacica).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges|Raquel d’Ávila|Alessandra Fornazier|Marcos Bonn
(27) 3137-2307|3137-2378|9969-8271|9943-2776|9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br