12/06/2006 12h17 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Pacientes do Programa de Internação Domiciliar de São Mateus recebem doações de alimentos

Mais de 550 quilos de alimentos começarm a ser distribuídos a pacientes do Programa de Internação Domiciliar (PID) e ao Lions Clube de São Mateus. As doações foram arrecadadas durante a “II Jornada de Enfermagem do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares e Norte Capixaba”, realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho. O valor da inscrição, para os dois dias de estudo, foi de 2kg de alimentos por participante.

O primeiro paciente do PID a receber a doação foi o aposentado Valdemar de Oliveira, 62 anos, morador do bairro Vila Verde. “Os mantimentos chegaram em boa hora. Ainda não havia feito a compra de mês porque tive que pagar a conta da farmácia, que já estava atrasada. Ajudo a criar quatro netos. Agradeço ao hospital pela iniciativa”, disse ele.

Ao todo, foram arrecadados 146kg de arroz, 76Kg de açúcar, 50Kg de feijão, 16Kg de macarrão, 16Kg de trigo, 1Kg de sal, 12 latas de óleo e 250g de café que, segundo a equipe do Programa, serão entregues aos pacientes, conforme a sua necessidade.

“Primeiramente fazemos o levantamento sócio-econômico da família do paciente. Detectada a necessidade, os alimentos são levados para o lar em questão”, explica a assistente social do PID, Márcia Fernandes de Oliveira.

“Não é a primeira vez que fazemos esta arrecadação de alimentos para o Programa. Na festa do servidor do ano passado conseguimos cerca de 350kg de mantimentos. Pedimos a ajuda de todos, tanto dos nossos funcionários, quanto da população. Qualquer tipo de doação é bem-vinda para ajudar estas famílias que necessitam”, disse o diretor-geral do Hospital, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

Quem estiver interessado em ajudar, basta deixar o alimento no próprio hospital.

PID

O Programa de Internação Domiciliar (PID) é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No Hospital Roberto Silvares, o programa foi inaugurado em outubro de 2005. A equipe é composta por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. Desde então, foram 26 pacientes beneficiados. Hoje, segundo dados estatísticos do hospital, o PID atende a 10 usuários.

O PID visa a promover a assistência em ambiente domiciliar aos pacientes que receberam alta da rede hospitalar do SUS, e que não necessitam de exames freqüentes e tecnologia complexa.

Tem como objetivo diminuir o tempo de permanência do paciente no ambiente hospitalar, reduzindo com isso os riscos de complicações causadas por uma internação prolongada, como infecções hospitalares.

Além disso, pretende proporcionar a conclusão do tratamento do paciente em seu ambiente domiciliar, com garantia de um atendimento mais humanizado, com mais qualidade e estabelecendo novas relações entre equipe interdisciplinar, pacientes e familiares.

Segundo as normas do PID, o perfil dos atendidos pelo programa são pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) ou acamados em geral, com seqüelas neurológicas, pacientes com doenças pulmonares e em pós-cirúrgico.

Durante todo tempo de internação domiciliar, os pacientes recebem visitas da equipe, com procedimentos, medicamentos e equipamentos necessários para o atendimento.

Para receber o atendimento, os pacientes passam pelo encaminhamento do médico do hospital, que avalia os aspectos clínicos e sócio-ambientais, para sua inclusão no programa.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Texto: Cíntia Zaché – gerente da Assessoria de Comunicação e Marketing do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776