21/10/2011 13h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Palestras e debates marcam primeiro dia do II Simpósio Médico do Hospital Estadual Central

O II Simpósio Médico do Hospital Estadual Central (HEC), realizado pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com a Pró-Saúde, foi aberto na noite desta quinta-feira (20), com um ciclo de palestras e debates que abordaram visões diversificadas e abrangentes com foco no paciente de alta complexidade. As atividades continuam nesta sexta-feira (21), das 19h às 21h30min, na unidade hospitalar.

O evento, realizado no auditório do HEC, tem como objetivo evidenciar práticas e abordagens científicas atualizadas, como foco cirúrgico, conforme perfil do Hospital Estadual Central, é destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais da área de saúde, além de acadêmicos e comunidade médica da Grande Vitória.

Nesta sexta-feira (21), segundo dia do Simpósio, os temas abordados serão Preparo Pré, Pér e Pós Operatório, debates sobre risco cirúrgico, hemotransfusão e impactos da hiper e hiploglicemia na hospitalização, além da abordagem ao paciente com AVC, neurocirúrgica e neuroclínica.

As inscrições podem ser feitas até as 16 horas desta sexta-feira (21), pelo telefone (27) 3636-4742 ou no próprio Hospital. As vagas são limitadas

A abertura do Simpósio contou com a presença da diretoria do Hospital, do presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo, Luiz Nivaldo e de Ana Lúcia Maraboti, membro do Comitê de Gestão, Monitoramento, Avaliação e Fiscalização do Contrato de Gestão.

A abertura foi realizada pelo diretor técnico do Hospital Central, Erli de Paiva, que destacou a fase de transformação que os hospitais estão passando. “O médico depende de uma abordagem multidisciplinar para atender o paciente. O hospital precisa ser uma célula e o trabalho deve ser realizado de forma integrada para obtenção de um bom resultado no tratamento”.



O diretor-geral do HEC, Ênylo Faria, também evidenciou a importância de tratar o paciente de forma integrada. O diretor parabenizou as equipes médicas e de enfermagem do Hospital, pela constante evolução no atendimento ao paciente, com qualidade e base no profissionalismo.

A primeira palestra foi ministrada por Cristiana Costa Gomes, médica infectologista integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do gerenciamento de risco do Vitória Apart Hospital, que abordou o tema Assistência Multidisciplinar ao Paciente de Alta Complexidade. Durante a palestra ela demonstrou a importância da integração entre médicos, enfermeiros e demais componentes da equipe para que seja realizado um atendimento eficaz, de qualidade e completo ao paciente.

Após a palestra foi realizada mesa redonda com o tema: “Abordagem ao Paciente com Úlcera Neuropática Infectada”, coordenada por Ana Carolina de Mattos Pimentel Oliveira, médica clínica do Hospital Central. Para debater o tema, compuseram a mesa Eliana Bicudo, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ortopédico de Brasília e infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Cláudio de Mello, coordenador médico das cirurgias Vasculares do Hospital Central e a enfermeira Elry Cristine Nikel, supervisora de enfermagem do HEC.


Serviço:
II Simpósio Médico do Hospital Central
Data: 20 e 21 de outubro
Horário: 19h às 21h30min
Local: Auditório do Hospital Estadual Central, localizado no Parque Moscoso – Centro de Vitória.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães / Danielle Souto
Texto: Renato Guimarães e Danielle Souto
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicacao.hcv@prosaude.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard