30/09/2009 10h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Parceria aumenta em sete o número de UTIs para traumato-ortopedia

Na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Clínica dos Acidentados de Vitória (CAV), deu início ao funcionamento dos sete primeiros leitos intensivos exclusivos para traumato-ortopedia e para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram presentes o vice-governador, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi; o diretor geral da CAV, Silvio Pavan, o presidente da CAV, Jansen Cuzuol, o secretário de Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, Saint Clair do Nascimento Jr, promotor de Justiça, deputados, líderes comunitários, entre outros.

A Clínica dos Acidentados é referência no SUS no atendimento de traumas, e os leitos vão garantir a realização de atendimentos, cirurgias e tratamentos dos pacientes, otimizando o suporte à emergência do Hospital São Lucas e Dório Silva. Para a Sesa, o apoio faz parte da política para abrir mais leitos de UTI no Estado.



“Esta parceria já tem nos ajudado; agora, com a abertura destes leitos, ajudará ainda mais. Vamos garantir o bom atendimento e também o acolhimento aos usuários do SUS. O Governo do Estado, que antes custeava 55 leitos intensivos em hospitais filantrópicos, abriu mais 150 UTIs”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

“Começar um dia de trabalho numa atividade que diretamente valoriza a vida das pessoas nos dá muito mais energia para seguir em frente, trabalhando com empenho e dedicação. Nos últimos anos o Governo do Estado triplicou o investimento no sistema público de saúde, garantindo a ampliação e a oferta de mais serviços especializados e essenciais”, destaca o vice-governador, Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.

“Os avanços são muitos, estamos no caminho certo, mas não estamos satisfeitos. O Governo do Estado mantém aberta importantes frentes de trabalho para a estruturação de mais de 50 unidades de saúde, em diversos municípios, que vão reforçar a atenção primária e contribuir para tirar a grande demanda existente na saúde pública. Além disso, num outro nível, com o início das operações do Hospital Central, a duplicação do São Lucas e a construção do novo Dório Silva, o cidadão capixaba terá um serviço muito mais estruturado para atender as necessidades de média e alta complexidade”, completa Ricardo.


Programa Mais Leitos de UTI

A Sesa lançou em 2008 o Projeto Mais Leitos de UTI, no qual foram investidos, desde então, R$ 15,3 milhões na construção de 146 leitos especializados, em sete hospitais filantrópicos da Grande Vitória e interior. Foram lançados 100 novos leitos de UTI, o que ampliou em 90% a capacidade deste tipo de atendimento.



Foram criados também 101 leitos de Alta Dependência de Cuidados (ADC). Este tipo de leito, considerado intermediário, é inédito no Espírito Santo e é destinado ao atendimento de pacientes que deixaram os cuidados intensivos, mas que ainda necessitam de atenção especializada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim / Léo Júnior
Tels: (27) 3321-3633 / 9944-1358 / 9942-9616
karyna@vice.es.gov.br
leonardo@vice.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard