01/03/2011 10h13 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Participação popular no combate ao Aedes aegypti é tema de reunião nesta quarta (02)

O Comitê Estadual Contra a Dengue realiza uma reunião nesta quarta-feira (02), às 14 horas, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória. O grupo vai discutir ações para fortalecer o processo de mobilização da população no combate ao mosquito e na redução dos riscos de adoecimento por dengue.

O Comitê reúne aproximadamente 40 instituições estratégicas, representantes de segmentos do Poder Público, Privado e da Sociedade Civil Organizada. São entidades com forte potencial de mobilização, como a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e empresas de grande porte, como a Petrobras.

Após o encontro, será criada uma pauta unificada, com propostas de ações de controle da doença. A capacitação de multiplicadores nas esferas de atuação e influência de cada instituição é uma das propostas, além de outras iniciativas.

“Nosso objetivo é conseguir ampliar, ao máximo, a sensibilização e a participação da comunidade no combate ao mosquito”, ressalta a técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Flávia Selestrino.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar toneis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha com água e comida de animais, vasos de plantas, toneis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard