19/10/2004 11h44 - Atualizado em 23/09/2015 09h29

Pesquisa revela como está acesso da população a medicamentos

A letra das prescrições médicas lidera as reclamações feitas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É o que revela a pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que faz parte do Estudo de Assistência Farmacêutica no Brasil, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante a pesquisa, que começou no dia 14 de setembro, no bairro São Pedro, em Vitória, e foi encerrada no dia 24 do mesmo mês, no município de Muniz Freire, “a população reclamou que não consegue entender direito o nome do remédio e a maneira de tomá-lo”, conta o farmacêutico e coordenador da pesquisa no Estado, Waltemir Lourdes da Silva.

Durante os 10 dias de estudos, os pesquisadores visitaram as Unidades de Saúde (US) e as farmácias privadas dos municípios de Vitória e Muniz Freire, além de um total de 240 domicílios. De acordo com Waltemir, os dados prévios da pesquisa indicam “um efetivo padrão de qualidade em toda estrutura das US”.

O levantamento mostra, ainda, que as farmácias básicas das Unidades de Saúde possuem farmacêutico habilitado que controla desde o estoque de medicamentos até a distribuição dos mesmos, garantindo o uso correto e racional e, a maioria dos medicamentos prescritos pelos médicos das US são disponibilizados para os usuários.

As farmácias dos municípios possuem um elenco de medicamentos específico e padronizado para a rede do município, denominada Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune).

Na entrega do medicamento, grande parte das pessoas atendidas disseram que foram orientadas corretamente quanto ao seu uso e, a maioria dos usuários das Unidades de Saúde reivindica médicos especialistas e gostariam de ter um hospital municipal.

De acordo com Waltemir, o resultado final da pesquisa será repassado ainda em outubro pela Fiocruz. Além do Espírito Santo, o Estudo de Assistência Farmacêutica foi realizado em outros cinco estados: Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard