17/08/2006 14h23 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Pesquisas do Centro de Referência em Homeopatia são apresentadas em Congresso

O Centro de Referência em Homeopatia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), teve três trabalhos selecionados para serem apresentados no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que serão realizados no Rio de Janeiro, de segunda-feira (21) até o próximo dia 25.

Os temas das pesquisas selecionadas são: "Perfil Epidemiológico da Clientela Usuária da Homeopatia do Centro de Referência em Homeopatia – Sesa/ES"; "Promovendo Sistemas de Saúde Eqüitativos em um Mundo Competitivo", e "Perspectivas de Inovação na Atenção Básica: a Homeopatia no Programa de Saúde da Família".

Em um dos levantamentos, verificou-se que 68% dos pacientes tratados pela homeopatia, no Centro de Referência, apresentaram melhora clínica. Os trabalhos foram realizados por especialistas, e coordenados por Ana Rita Vieira de Novaes, responsável pelo Centro de Referência em Homeopatia da Sesa.

A pesquisa "Perfil Epidemiológico da Clientela Usuária da Homeopatia do Centro de Referência em Homeopatia – Sesa/ES" analisou as características e o perfil dos usuários do Centro, a partir das variáveis: sexo, procedência, faixa etária, estado civil, instrução, freqüência de solicitações de exames, diagnósticos clínicos mais freqüentes, encaminhamentos a outras especialidades e formas de prescrição homeopática.

As doenças alérgicas são as que mais demandam atendimento, totalizando 22%. Os distúrbios de comportamento representam 19% e as doenças respiratórias 8,2%. Apenas 3,8% tiveram encaminhamento para outras especialidades e o percentual de exames solicitados foi de 4,6%.

Segundo a coordenadora Ana Rita, os dados foram coletados entre janeiro de 2003 e dezembro de 2005, a partir de informações consolidadas no prontuário de atendimento. “Verificamos que, das 24.857 consultas homeopáticas realizadas, as mulheres são as que mais procuram a especialidade, com 72% dos atendimentos”, disse.

Além disso, a partir do levantamento, verificou-se que a maioria dos pacientes foi procedente dos municípios da Grande Vitória, totalizando 96% dos atendimentos. Desta clientela, 48% são solteiros e 49% possuem ensino fundamental.

A média de consultas realizadas mensalmente foi de 690 pacientes. “O baixo índice de encaminhamentos, somado ao reduzido percentual de solicitação de exames, comprova a homeopatia como uma ciência resolutiva e de baixo custo, tanto para o paciente, quanto para o sistema”, explicou a coordenadora do Centro de Referência.

Participaram da pesquisa sobre o perfil epidemiológico da clientela do Centro de Referência em Homeopatia, a coordenadora do serviço, Ana Rita Novaes, Alacir Ramos, Célia M. Birchler, Denise Silveira e Castro, Maria Helena Amorim, Sheila Cristina de Souza Cruz e Tânia Maria de Araújo. Todas são professoras, doutoras ou alunas do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, também, técnicas de programas da Sesa.

Os congressos, para os quais as pesquisas capixabas sobre Homeopatia foram selecionadas, têm como tema "Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas". São promovidos pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Homeopatia

O Centro de Referência em Homeopatia começou a funcionar em janeiro de 2000 e já atendeu a 9,8 mil pacientes, realizando 29.493 consultas desde a sua inauguração até o momento. O telefone do serviço é (27) 3381.3340. O paciente agenda a participação em uma palestra, de onde sai com consulta marcada.



A homeopatia foi criada na Alemanha, há mais de 200 anos, e se difundiu em todo o mundo. É reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Regional de Medicina desde 1980, quando foi implantada no serviço público.

A crescente credibilidade reafirma a homeopatia como opção terapêutica em todos os segmentos da sociedade. Várias universidades incluíram a disciplina em seus currículos, atestando esse fato.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Clarissa Scárdua
Tels: 3137-2378 / 3137-2315 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard