09/01/2008 16h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

População deve tomar cuidados no período de chuvas para evitar doenças

Com a chegada da estação chuvosa, aumenta a preocupação com a saúde. Além de aumentar os casos de dengue, as águas de enchentes, enxurradas e alagamentos favorecem o aparecimento de doenças como leptospirose, gastroenterite aguda, doenças diarréicas e hepatite A. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população para se prevenir.

A maioria das doenças que surge no período de chuvas é transmitida pela água contaminada. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Vigidesastres, Ana Cristina Gouvêa, os cuidados têm de ser lembrados sempre e colocados em prática para que haja a diminuição da contaminação dessas doenças.

“Com alguns cuidados e pequenas ações preventivas é possível evitar transtornos. São orientações que a população deve seguir para ter um verão tranqüilo”, diz a coordenadora.

De acordo com Ana Cristina Gouvêa, as medidas de prevenção são importantes para evitar que aconteçam epidemias. “O problema é que, no caso de grandes catástrofes, nem sempre se tem acesso à água potável ou alimentos seguros, e isso aumenta as chances de infecção”, conta.

“Em casos de desastres naturais como enchentes, a água potável se mistura com a água de esgoto e os microorganismos se multiplicam muito rapidamente”, informa Ana Cristina Gouvêa.

Ações

Para conscientizar a população da importância dos cuidados da prevenção dessas doenças, o Programa Estadual de Vigidesastres está pedindo às prefeituras que intensifiquem a vigilância.

Além disso, um trabalho de informação e educação está sendo feito com cem famílias de Aracruz que ficaram desabrigadas depois do temporal de terça-feira (08). “Nós estamos levando folderes e informativos para as 200 pessoas, e o Programa Vigiágua distribui hipoclorito, para colocar na água”, conta a coordenadora.

Conheça as principais doenças relacionadas ao período de chuvas:

Leptospirose - é uma doença infecciosa grave, causada pela bactéria Leptospira, que é eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão da doença é feita por meio de contato com água ou lama contaminada. Entre os sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, fraqueza, tosse, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.

Doenças diarréicas – são causadas por vírus ou bactérias. A transmissão acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre.

Febre tifóide – é provocada por uma bactéria e está relacionada com condições ruins de saneamento, higiene pessoal e ambiental. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas portadoras da doença. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, manchas rosadas no tronco, intestino preso ou diarréia e tosse seca.

Hepatite A – é uma doença hepática, transmitida através de água ou alimentos contaminados. Entre os sintomas estão perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, icterícia (cor amarelada) das mucosas e pele e fezes brancas.

Medidas de prevenção:

• Não jogar lixo ou objetos nos rios. Isso represa as águas e com a chuva pode causar enchentes;

• Evite contato com água e lama de enchentes e impeça que as crianças nadem ou brinquem nesses ambientes;

• Evitar contato com água e lama, usando sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braços;

• Colocar o lixo em sacos plásticos e em recipientes tampados, para evitar a proliferação de ratos e botar para coleta pouco antes do lixeiro passar;

• Todo alimento exposto à água contaminada deve ser jogado fora;

• Ferva e filtre a água de beber;

• Manter os quintais sempre limpos, evitando acumular entulhos que favoreçam o esconderijo de ratos;

• Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;

• Colocar telas nos ralos para evitar o acesso de roedores;

• Solicitar água da Cesan no caso de falta de água;

• Lavar e desinfetar utensílios e a caixa de água com um litro de água sanitária para cada mil litros de água;

• Usar a solução de hipoclorito para tratar a água de beber e cozinhar

• Lavar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas (se protegendo com luvas e botas de borracha) residência com quatro xícaras de café de água sanitária para cada balde de 20 litros de água. Depois lave tudo com água limpa.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha