30/07/2012 08h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Prevenção das doenças da vida adulta é tema da Semana Mundial de Amamentação

Entre os dias 1º e 07 de agosto comemora-se a Semana Mundial de Amamentação. Para celebrar a data, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) realizará uma série de ações, neste período, para promover a amamentação que, entre os diversos benefícios, ajuda a proteger as crianças contra doenças da fase adulta.

“Além de ser o alimento com a melhor digestão para os bebês e que traz proteção contra doenças infecciosas e alérgicas, o leite materno também previne males comuns em pessoas já adultas. Esse é o foco da campanha da Semana Mundial neste ano”, explica a pediatra do Himaba, Rosa Albuquerque.

Mesmo crianças com genes pré-dispostos à hipertensão, diabetes, obesidade ou colesterol alto, se amamentadas corretamente podem evitar futuros problemas de saúde. “Os índices de aleitamento têm crescido, mas ainda têm que melhorar. Mudança de comportamento é uma coisa muito lenta”, ressalta a médica.

O ideal é que as mães amamentem os filhos com leite materno exclusivamente até os seis meses de idade. Daí até os dois anos de idade, o leite materno deve ser mantido – não é preciso dar outro tipo de leite –, mas pode ser combinado com outros alimentos preparados cozidos ou no vapor, como legumes. As frutas também são uma opção. No entanto, deve-se evitar sal e açúcar.

Mais vantagens

Segundo a pediatra o leite materno também contribui para o aprendizado e para a fala do bebê. “Esse ato cria um vínculo entre mãe e filho, que acaba desenvolvendo uma inteligência melhor, previne problemas da arcada dentária, como as cáries, ajuda na deglutição e no desenvolvimento da fala”, afirma.

A amamentação também traz benefícios para as mães. “Elas perdem peso e se recuperam mais rápido após a gestação, têm menos chances de apresentar anemia e de desenvolver câncer de ovário e de mama. Além disso, o aleitamento materno gera mais economia para a família toda”, detalha a pediatra.

Onde doar

Mães que estão em período de amamentação e apresentam excedente podem doar leite materno, sem comprometer sua saúde e a do filho. O Banco de Leite do Himaba é o único do Espírito Santo que funciona todos os dias da semana, inclusive em feriados e finais de semana, sempre das 08 às 17 horas. As voluntárias devem se dirigir ao Hospital para fazer a doação.



Em caso de dúvida ou dificuldade em relação à amamentação as mães podem procurar o Banco de Leite do Hospital para melhor orientação, assim evitando o desmame. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3636-3151. O endereço do Himaba é Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

Há ainda o Banco de Leite do Hospital Estadual Dório Silva, em Serra, que abre de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas. Nos finais de semana e feriados um posto de coleta funciona, no mesmo horário, em anexo à Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin). O Hospital fica na Avenida Euder Scherez de Souza, s/n, Parque Residencial Laranjeiras.

Às terças e quintas-feiras, a equipe do Banco de Leite faz coletas externas no município, mas é necessário seguir uma série de recomendações. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3138-8905 e 3138-8172.

Programação

Quarta-feira (1º)
10h - Palestra: Aleitamento materno e prevenção de doenças da vida adulta
11h – Café da manhã com profissionais do Hospital
Oficina amamentação e cuidados com o bebê, pela manhã, e à tarde com as mães da maternidade e Utin

Quinta-feira (02)
10h - Palestra: Aleitamento materno e prevenção de alterações fonoaudiológicas
De manhã - Oficina de aleitamento materno e cuidados com o bebê - com as mães da maternidade e Utin
À tarde - Oficina de aleitamento materno para mães do Banco de Leite Humano e ambulatório de aleitamento materno.

Sexta-feira (03)
10h - Filme sobre aleitamento materno para mães da Pediatria
11 horas - Lanche para mães da Pediatria
De manhã - Oficina de aleitamento materno e cuidados com o bebê para as mães da Pediatria
À tarde - Atividade de relaxamento para mães de crianças internadas no Hospital

Segunda-feira (06)
10h – Palestra: Aleitamento materno e cuidados posturais
11h - Filme sobre aleitamento materno para mães da maternidade
14h - Oficina de aleitamento materno e cuidados com o bebê para as mães do ambulatório do Centro de Especialidades
14h - Oficina de trabalhos manuais para mães de crianças internadas no Hospital.
16h - Lanche

Terça-feira (07)
10h – Encerramento
Exposição de fotos, distribuição de brindes, teatro

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard