20/01/2006 16h41 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Primeiro hospital de Urgência do Estado ganhou nome de apóstolo médico

O Hospital São Lucas (HSL), é uma unidade hospitalar especializada, subordinada ao Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp) e referência no Estado em trauma, neurocirurgia e cirurgia vascular.

Quando foi criado em 1968, por um grupo de médicos oriundos dos municípios do Norte do Estado, era uma instituição privada. Foi desativado no início da década de 1970 em função das dificuldades enfrentadas por seus proprietários. Nesse período o prédio foi incorporado ao patrimônio da Previdência Social, que o transformou em Posto de Assistência Médica (PAM).

Em 1983, um pronto-socorro foi integrado à instituição que passou a funcionar como Posto de Urgência e de Atendimento Médico. Em novembro de 1987 foi transformado em Hospital Geral, por meio de convênio assinado com o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS). No ano seguinte, após reforma, tornou-se o primeiro Hospital de Urgência do Espírito Santo.

Em janeiro de 1995, suas atividades foram transferidas para o Hospital da Polícia Militar (HPM), para a reforma de suas instalações, tendo, com isso, reduzido em 50% sua prestação de serviços. O HSL foi reativado em outubro de 1999, após a conclusão das obras.

Possui corpo clínico com profissionais atuando nas especialidades de anestesia e cardiologia; cirurgias bucomaxilofacial, geral, plástica, vascular e torácica; clínica geral, endoscopia, ginecologia, hematologia, infectologia, medicina sanitária, nefrologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, proctologia, psiquiatria, radiologia, tratamento intensivo, ultrassonografia, urologia e socorristas.

Além das especialidades, o HSL dispõe dos serviços próprios de pronto-socorro, ambulatório, medicina do trabalho, radiologia convencional, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e laboratório clínico.

O Governo do Estado desapropriou, em dezembro de 2004, o prédio ao lado do São Lucas. O projeto arquitetônico da nova estrutura do Hospital está em fase final, com previsão orçamentária definida para este ano com ampliação da sua área física utilizando o novo prédio.

O pronto-socorro ganhará novo espaço, além do incremento de 40 leitos de UTI, 15 leitos semi-intensivos, um novo centro cirúrgico com oito salas, farmácia, almoxarifado e um auditório. Há previsão também, de ampliação da radiologia com a oferta de serviços de angiografia. O São Lucas recebe pacientes de todo o Estado com cerca de 160 atendimentos diários após a triagem médica.

O apóstolo Lucas deu nome ao Hospital

Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e em seu livro bíblico fala sobre pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. De acordo com algumas publicações, o apóstolo, além de médico, foi pintor e músico. Nasceu em Antioquia, cidade situada hoje em território pertencente à Síria.

Viveu no século I d.C. e sobre sua morte existem algumas versões não confirmadas. Uma delas defende que São Lucas teria vivido até completar 84 anos, grande parte destes dedicados à vida apostólica.

Já Nicéforo, defensor em Constantinopla do culto às imagens sagradas contra a heresia dos iconoclastas, possui outra versão. Lucas, segundo São Nicéforo, foi enforcado pelos pagãos. Morreu mártir da perseguição dos romanos ao cristianismo

Não há documentos que comprovem sua atuação como médico. Porém, na epístola aos colossenses, São Paulo, ao fazer referência ao apóstolo, diz: “Saúda-vos Lucas, o médico amado (...)” (4:14).

A vida do apóstolo Lucas foi tema do romance ficcional e histórico “Médico de homens e de almas”, de Taylor Caldwell. Outra obra dedicada a São Lucas foi o livro com mais de 600 páginas, intitulado pelo seu autor Eurico Branco Ribeiro, “Médico, pintor e santo”. O médico cirugião, fundador do sanatório São Lucas, em São Paulo, conta que em 1463 a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “Colégio dos Filósofos e dos Médicos”.

Além do Brasil, o apóstolo é o santo protetor dos médicos em Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, assim como o dia 18 de outubro foi escolhido como o “dia dos médicos” em todos esses países.

Gustavo Tenório / Clarissa Scárdua / Franciane Barbosa
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br