09/02/2012 14h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Primeiro transplante de osso é realizado no ES

O paciente que passou pelo primeiro transplante de osso realizado no Espírito Santo, nesta semana, está se recuperando bem. Até então, este tipo de procedimento era feito fora do Estado. Mas os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na área e a habilitação de uma equipe especializada no Hospital Evangélico de Vila Velha permitiram que esta cirurgia fosse feita aqui.

O paciente submetido ao transplante mora em Cariacica e tem 51 anos. Ele sofria com um problema no quadril e, depois da avaliação médica, teve a indicação para esta cirurgia. De maneira geral, o procedimento é realizado em casos de tumores ósseos, osteomielite – infecção no osso causada por trauma – ou em quem precisa de algum tipo de prótese.

Mensalmente, o Governo do Espírito Santo repassará ao Evangélico de Vila Velha, que é um hospital filantrópico, R$ 105 mil para complementação do custeio deste procedimento junto à tabela SUS. Os recursos visam também a ajudar na criação de um banco de ossos próprio - o material usado neste primeiro transplante veio do banco de ossos de Curitiba.

Ainda pouco comum no Brasil, o transplante de osso só é autorizado após avaliação do ortopedista. Se o especialista achar que o paciente tem que fazer a cirurgia, este deverá ser encaminhado ao ambulatório de ortopedia do Hospital Evangélico de Vila Velha. Uma vez lá e, comprovada a necessidade, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Sesa é informada e o procedimento executado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard