19/04/2006 08h25 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Prioridades de Pesquisa em Saúde em 2006

A assertiva de incorporar o tema de ciência, tecnologia e inovação na pauta de prioridades da saúde pública, apostando no progresso social e econômico e no maior bem-estar e qualidade de vida da população, já é consagrada internacionalmente.

No Brasil, as iniciativas do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio das agências de fomento CNPq e Finep, atestam a atual prioridade de converter pesquisas científicas em ações de saúde pública de acordo com as necessidades da população.

O Decit promoveu em março, em Brasília, a Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde - Editais 2006, reunindo aproximadamente 180 representantes significativos desses segmentos.

O objetivo principal do evento foi definir prioridades nas áreas que serão contempladas com editais de pesquisa em 2006, a equipe do Decit / MS trabalha, agora, em parceria com o CNPq, na elaboração das chamadas públicas.

Áreas de Pesquisas Prioritárias:

• Avaliação de Tecnologias em Saúde;
• Envelhecimento Populacional e Saúde da Pessoa Idosa;
• Genética Clínica;
• Gestão da Educação;
• Gestão do Trabalho em Saúde;
• Informação e Comunicação em Saúde;
• Kits Diagnósticos;
• Saúde da Pessoa com Deficiência;
• Saúde da População Masculina;
• Saúde da População Negra;
• Determinantes Sociais;
• Fármacos;
• Saúde e Ambiente.

O Núcleo Especial de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NUEDCT) informa aos pesquisadores interessados que o lançamento das chamadas está previsto para abril e o resultado da seleção deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano.

Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br