21/11/2013 13h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Profissionais da área da saúde aprendem técnicas de automassagem

Para aprender a lidar com o corpo e usar a automassagem para diagnosticar, prevenir e aliviar as tensões do dia a dia, sintomas de ansiedade, dores de cabeça e articulares, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia nesta sexta-feira (22) mais uma oficina de do-in. São 20 vagas e todas elas estão preenchidas.

O público-alvo são profissionais da área da saúde, mas principalmente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aprenderão a utilizar técnicas orientais já reconhecidas e que produzem melhoras no paciente, ampliando as opções de tratamento.

A oficina será realizada pelo médico acupunturista da Sesa Pauli Silluzio Bortot, que possui formação em do-in e que pratica o atendimento no CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica.

“O do-in é uma técnica milenar chinesa que vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que buscam tratamentos mais naturais. Os usuários aprendem as técnicas de automassagem, usando pontos da acupuntura para tratar ou aliviar sintomas de ansiedade, sensações de medo e dores em geral. O importante é que a pessoa vai aprendendo a lidar com o próprio corpo e participando do processo de tratamento”, observa a coordenadora do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares, Norma Persio.

Norma ressalta que é importante ouvir o aconselhamento médico em qualquer tratamento e lembra que a técnica usada de forma correta pode ajudar a reduzir a ingestão em excesso de medicamentos porque a pessoa vai percebendo melhoras gradativas com a automassagem.

A oficina que inicia nesta sexta-feira (22) terá duração de dois meses e será realizada a cada 15 dias, das 12 às 13 horas, no CRE Metropolitano.

Fique por dentro

– As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) ampliam as opções de tratamento aos pacientes, sobretudo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ter acesso a terapias já reconhecidas como homeopatia, fitoterapia, acupuntura, do-in, entre outras.

– O do-in faz parte medicina tradicional chinesa e consistem em fazer automassagem aplicada nos mesmo pontos da acupuntura, dispostos nos meridianos do corpo. A própria pessoa estimula certos pontos do corpo para alcançar determinado objetivo. Compreende a saúde como o resultado do equilíbrio energético interno, centralizando-se no indivíduo, e não na doença.

- Conhecido como acupuntura sem agulhas (utiliza os mesmos pontos corporais da acupuntura).
- Promove bem estar físico e mental, alívio rápido de diversos sintomas agudos e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

Oficina de Do In, digitopressão ou automassagem
Início: sexta-feira (22) e depois a cada 15 dias
Local: Centro de Referência em Práticas Integrativas Complementares, no 2º andar do CRE- Metropolitano, em Jardim América, Cariacica.
Horário: sextas-feiras das 12 às 13 horas
Público-alvo: Usuários do SUS e servidores.

Onde funciona o Centro de Práticas Integrativas e Complementares
CRE Metropolitano
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7 às 17h30 horas
Endereço: Rod. BR-262, Jardim América, Cariacica
Contato: (27) 3636-2699 /3636-2698

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3636-8333/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard