22/10/2009 06h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Profissionais da Saúde e estudantes atualizam conhecimento em toxicologia

O Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – serviço que atende usuários e profissionais da saúde quando há situações de intoxicação – realizou, durante todo o ano, 9,7 mil atendimentos causados por intoxicações. Devido a sua importância no contexto da Saúde Pública, a instituição realiza anualmente um curso de atualização para profissionais e estudantes da área da Saúde.

Neste ano, o XVI Curso de Atualização em Toxicologia e Preparatório para Plantonistas do Toxcen será realizado, desta quinta-feira (22) até sábado (24), no auditório da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). Entre os assuntos abordados estão: abordagem ao paciente com intenção suicida com agentes tóxicos, tratamento e medidas de descontaminação e intoxicações por cáusticos e outros produtos domésticos.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Toxicológico, Sony Itho, o curso tem dois objetivos: atualização e divulgação do serviço. “Com exceção dos cursos de Farmácia, as questões relacionadas à intoxicação não fazem parte da grade curricular das escolas de Medicina, por isso os cursos promovidos pelo Centro sobre o assunto são de grande importância para que os profissionais possam conduzir os atendimentos e diagnosticar o problema”, explica.

A coordenadora comenta que, quando um médico recebe um paciente com suspeita ou confirmação de intoxicação, ele entra em contato com o Centro para que o caso seja avaliado pelo plantonista. Este repassa a melhor forma de atendimento e o tratamento ideal. O contato entre os profissionais permanece até que o paciente esteja em condições de alta toxicológica.

Além de reciclar o conhecimento dos profissionais, o evento também tem o objetivo de divulgar o serviço prestado pela instituição a todos os usuários. Sony Itho disse que o Centro de Atendimento ao Toxicológico faz dois tipos de atendimento, o direto e o indireto. O direto é realizado dentro do Hospital Infantil de Vitória, que é presencial. Já o indireto consiste em prestar informações e assessoria por meio do telefone, também considerado não presencial.

Este último pode ser feito tanto para profissionais quanto para usuários. Qualquer pessoa pode ligar para o serviço, que funciona 24 horas, e solicitar informações sobre intoxicação e prevenção de acidentes. Em caso de confirmação de intoxicação, o paciente continua recebendo acompanhamento pelos plantonistas.

A ligação é gratuita e é feito pelo telefone 0800-283-9904. A instituição funciona anexa ao Hospital Infantil de Vitória, na Alameda Mary Ubirajara, 205, Santa Lúcia, Vitória.

Participam do curso aproximadamente 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros, veterinários e biólogos. Na quinta (22) e sexta-feira (23), as palestras serão realizadas das 17h30 às 22 horas e, no sábado (24), das 08 às 12 horas e das 13 às 18 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quinta-feira (22) até às 12 horas.

Programação

Quinta-feira (22)
- Epidemiologia / Notificações no ES
- Neurotransmissão
- Exposições não-tóxicas
- Atendimento pré-hospitalar
- Abordagem inicial / Diagnóstico Presuntivo (Síndromes Tóxicas)
- Tratamento inicial / Medidas de descontaminação
- Uso de antídotos e medicamentos afins

Sexta-feira (23)
- Abordagem ao paciente com intenção suicida coma gentes tóxicos
- Agrotóxicos – Inibidores da Colinesterase
- Intoxicações por herbicidas e inseticidas
- Exposições e raticidas

Sábado (24)
- Intoxicações / Exposições aos principais grupos de medicamentos
- Intoxicações por cáusticos e outros produtos domésticos
- Exposição a plantas tóxicas
- Atendimento ao usuário de drogas
- Acidentes por animais peçonhentos
- Soroterapia
- Acidentes com animais aquáticos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard